Críticas AdoroCinema
1,0
Muito ruim
Manda-Chuva - O Filme

ANIMAÇÃO SEM "SOL"

por Roberto Cunha

Alguns amantes do cinema andam sendo incomodados com uma série de detalhes que a indústria do setor vem fazendo. Além de muitas adaptações dos quadrinhos (muitas delas bem realizadas), de livros bem sucedidos (filmes nem tanto) e o famigerado 3D (cada vez menos suportável), as refilmagens também figuram nessa lista. E não é que um desenho animado dos anos 60 chega no cinema recauchutado reunindo várias dessas novidades?

Isso mesmo. Manda-Chuva – O Filme 3D resgata o gato malandro do beco, acompanhado de sua gangue formada por Batatinha, Espeto, Bacana, Gênio e Xuxu, e ainda o indefectível Guarda Belo. Na trama, o vilão Lucas Boa Pinta, apaixonado por tecnologia, virou Chefe de Polícia de Nova York e seu plano de segurança é um verdadeiro big brother arrecadador de dinheiro. Mas Manda-Chuva está preso e só ele poderá salvar os cidadãos.

Para matar a saudade, colocaram rapidamente umas cenas clássicas da abertura, como a carona na limousine, mas o roteiro é muito frágil, frouxo, cheio de sequências bobinhas, piadas sem graça e com muitas falhas. A história se passe na cidade americana, mas manchetes de jornal e placas estão escritas em espanhol. Tá certo que se trata de uma coprodução Argentina / México, mas até citação do grupo Menudo fizeram.

Na tentativa de se atualizar a história, a modernidade veio com palavras do tipo internet, GPS e até citaram o Circo de Soleil, mas ao mesmo tempo usaram o nome "Boa Pinta" para o vilão asqueroso. Quer expressão mais antiga do que essa? Maior contradição. E o que dizer de lagartixas que coaxam como sapos? Essa não deu para entender.

As características dos personagens foram aproveitadas de maneira muito superficial. Os mais flexíveis podem até encontrar um riso aqui e outro ali, mas a experiência "saudosista" da animação dá um desânimo danado. Quer um exemplo? As cópias são todas dubladas e você não ouvirá Lima Duarte no papel principal. Sem contar que aplicar 3D em desenhos de Hannah-Barbera não combina porque os traços são de outra época.

Tocando na velha tecla de que a máquina é melhor do que o homem porque ela não erra, essa produção - para muitos - não passará de um grande erro. Para outros, tomara, seja motivo de diversão, mas "esse sol" não brilhará para todos.

Assista o trailer, veja imagens e curiosidades em Manda-Chuva - O Filme.