Críticas AdoroCinema
4,0
Muito bom
Camille Claudel, 1915

Arte espiritual

por Bruno Carmelo

Bruno Dumont é um cineasta muito particular no cinema atual. Autor de obras áridas e silenciosas, ele tem procurado adotar uma estética minimalista, sem ornamentos. Em filmes como A Humanidade, O Pecado de Hadewijch e Fora de Satã, a natureza e a religião são os temas centrais, e funcionam como principais portas de entrada para uma arte em busca de transcendência. As imagens são longas, lentas, acompanhando personagens em suas travessias existenciais por espaços vazios.

Uma biografia sobre Camille Claudel não parecia uma escolha óbvia para se encaixar nessa ideologia. A escultora francesa já ganhou filmes mais convencionais, com retratos românticos e idealizados, mas Dumont prefere ocultar qualquer elemento explicativo da trama. Não se mostra a vida de Camille antes de ser internada pelos familiares em um manicômio, não se aprofunda nas relações familiares conflituosas, não se esclarece os conflitos entre a personagem e seu amante temperamental, o também escultor Auguste Rodin. O título pode sugerir a exposição de uma figura histórica, mas a inclusão do ano 1915 ajuda a compreender que este é um recorte temporal preciso, e não o retrato de uma vida inteira.

Sem os fatos nem as reviravoltas, o que instiga o olhar de Dumont é o estado de espírito desta mulher. Solicitando Juliette Binoche para o papel principal (algo raro para um cineasta que prefere trabalhar com amadores), o diretor cola sua câmera no rosto da atriz, nas suas mãos, no seu corpo. Este é um filme exigente com a composição da personagem, e Binoche parece uma escolha ideal para tamanha entrega. Ela poderia chorar e gritar desesperadamente, como tinha feito Isabelle Adjani na outra cinebiografia citada acima, mas o roteiro de Camille Claudel 1915 prefere as transformações íntimas às explosões emotivas.

Assim, a câmera passeia com a sua personagem pelos corredores da instituição, dentro do quarto, no jardim. A impressão de cansaço de Camille nasce da construção estética (a repetição de planos, a ausência de conflitos), e nunca de um simples diálogo expositivo. Algumas cenas são espetaculares, quando a protagonista confronta seu médico, por exemplo, tentando explicar sua paranoia (mas sem parecer louca), ou quando esperar a chegada do irmão, para convencê-lo de que está sã, e que pode finalmente sair dessa prisão. A câmera deixa Binoche usar o tempo que quiser para falar, se calar, hesitar, repetir, olhar para o horizonte. Os instantes que seriam cortados na sala de edição de filmes tradicionais são precisamente aqueles reunidos para compor esta obra.

Enquanto isso, Dumont constrói uma noção de religiosidade marcada pela calma e ausência de julgamentos. O sermão austero do irmão de Camille e a loucura agravada de suas colegas servem para construir a atmosfera de solidão. Embora seja um filme lento, que não vai saciar todos os gostos, Camille Claudel, 1915 acredita que a profundidade dos personagens se constrói com o tempo, com a luz e os enquadramentos, de maneira plástica ao invés de narrativa. É um cinema duro, hermético, mas muito recompensador pela maneira como busca compreender, com pouquíssimos elementos, temas fundamentais como o amor, a tristeza, a piedade e a fé.