Muito além da polêmica
por Lucas SalgadoExibido pela primeira vez no Brasil no Festival do Rio, A Empregada chegou causando burburinho por causa de sua passagem pelo Festival de Cannes. A informação era de que o filme havia escandalizado a Riviera Francesa, com muitas pessoas deixando a sala de exibição.
Ao receber tal informação é difícil não criar uma expectativa de que ao menos irá conferir algo muito diferente. Todavia, ao assistir ao filme chega-se a duas possíveis conclusões: ou as pessoas que assistiram a produção eram absolutamente puritanas ou as informações (acerca da polêmica) surgiram aqui de forma exagerada. Tendo a crer mais nesta segunda vertente.
Polêmico ou não, uma coisa é certa: trata-se de um ótimo filme. Muito diferente do tipo de produção coreana que costuma chegar aos cinemas brasileiros, que traz ações sobrenaturais (Zhang Yimou), universos fantásticos (Bong Joon-ho e Park Chan-wook) ou dramas reflexivos (Wong Kar-Wai), A Empregada é, na verdade, "apenas" um intenso e envolvente drama.
O filme conta a história de Lee Eun-yi, uma jovem sul coreana que é contratada para trabalhar como empregada e babá para uma família poderosa. Na luxuosa casa, inicia um jogo de sedução com o pai da família, que lhe colocará no foco da esposa desde e sua mãe. No meio de tudo isso está também a governanta da família Byeong-sik, que tem uma relação no mínimo curiosa com seus patrões.
Refilmagem de longa homônimo de Kim Ki-young, de 1960, o filme apresenta personagens complexos, marcantes atuações e uma excelente direção de fotografia, mostrando cada detalhe da mansão e seus terrenos.
As atrizes Jeon Do-yeon e Yoon Yeo-jeong, que vivem empregada e governanta, respectivamente, são os grandes destaques no elenco. Lee Jung-jae (o pai) e Seo Woo (sua esposa) também se saem bem, enquanto Park Ji-young (Mãe de Hae Ra) se apresenta como uma vilã de novela das nove que daria inveja à Renata Sorrah.
A Empregada é um filme a ser conferido não só por causar polêmica, mas sim por contar com um roteiro interessante e uma direção caprichada de Im Sang-soo.