Críticas AdoroCinema
4,0
Muito bom
Um Homem Misterioso

Fuga do Inferno

por Francisco Russo

George Clooney de barba grisalha, ao lado de uma mulher nua na cama. Na cena seguinte, ambos andam pela neve até serem atacados por um atirador. Sem pensar duas vezes, Clooney o mata. A mulher se desespera e vai até o corpo, ele tenta acalmá-la. Assim que dá as costas a ele, é também morta. Pelo próprio Clooney, seu amante.

A cena inicial de Um Homem Misterioso revela muito de quem é seu personagem principal. Jack - ou Edward, depende de quem o chama - é um homem frio, sisudo, repleto de segredos os quais não divide com alguém. É também um especialista na construção de armas de fogo, feitas sob medida para os mais diversos tipos de assassinato. Seja de perto ou de longe, com ou sem silenciador, Jack/Edward está lá para solucionar o problema. Preocupado com o súbito ataque, ele parte para Roma e lá encontra seu contato, que lhe passa uma nova encomenda. Para realizar o trabalho, vai até a pequena cidade italiana de Castelvecchio. Lá, com o aviso de "não faça amigos" em mente, se passa por um fotógrafo.

Só que o ser humano não foi feito para viver sozinho. Ele tem necessidades, nem que seja de simplesmente dialogar com alguém. É desta forma que surge uma aproximação com o padre Benedetto, curioso com aquele homem que diz ser artista mas tem mãos de artesão. É assim também que se aproxima de Mathilde, prostituta que atende a outro tipo de necessidade. É através de ambos que algo começa a mudar no personagem principal.

Em determinado momento do filme, Benedetto diz que o inferno é um local sem amor. Nada mais preciso para definir a vida de Jack/Edward. Sem amor ou qualquer tipo de afeição, ele é um homem solitário que apenas cumpre muito bem seu trabalho e, por causa dele, vive sempre desconfiado. Pouco a pouco, ele passa a querer deixar este estado. Quer viver, ter alguém ao seu lado, sem se importar com a profissão de Mathilde. Só que há um problema: seu passado. E ele cobra um preço alto.

Um Homem Misterioso apresenta, de forma gradual, a transformação do protagonista de um ser frio e calculista para alguém que sonha com algo além de permanecer vivo. Uma mudança em muito auxiliada por George Clooney, que consegue, através da sutileza do olhar, transparecer os diferentes estágios de seu personagem. O filme conta também com diversas referências à Itália, como a explícita citação a Sergio Leone e até ao fato de uma prostituta se apaixonar por um cliente, e ao fato da história ser focada em um americano fora de seu país de origem, através da música "Tu Vuò Fà L'Americano". Um bom suspense, que consegue dosar a tensão usando o silêncio e explora, em certos momentos, a nudez de seus personagens.