Muita gente deve estar pensando que 2015 foi o ano da Marvel: Vingadores: Era de Ultron estreou em abril e Homem-Formiga chega aos cinemas dia 16 de julho. Mas não se esqueça que daqui a frente, o estúdio vai lançar uma série de filmes sobre novos super-heróis, além dos nossos já conhecidos e favoritos, é claro.
Agora que você já assistiu Vingadores 2 (como assim ainda não viu?!) e já conheceu um pouco mais sobre o Homem-Formiga aqui no AdoroCinema, que tal descobrir quem é o Doutor Estranho?
Para quem não lembra, o herói incomum vai ganhar espaço nas telonas com o segundo filme da Fase Três da Marvel que já tem data marcada: dia 4 de novembro de 2016.
Neste mês de maio, o AdoroCinema vai fazer uma série de notícias especiais sobre os heróis Marvel que só os mais aficcionados por quadrinhos conhecem. Agora, é hora de conhecer Stephen Strange.
Um dos heróis mais originais e diferentes dos quadrinhos é o Doutor Estranho, também conhecido como Mago Supremo ou Mestre da Magia Negra. O personagem vai chegar aos cinemas em 2016 na pele do ator Benedict Cumberbatch.
Assim como o Homem-Aranha, o Doutor Estranho também foi criado por Stan Lee e Steve Ditko, a parceria mais bem sucedida da Marvel depois de Lee e Jack Kirby.
A primeira aparição do Dr. Estranho nos quadrinhos foi na revista Strange Tales, nº110, de 1963. A princípio, ele dividia a publicação com o Tocha Humana e, posteriormente, ganhou uma revista com título próprio.
O nome do personagem não era original, já que dois meses antes do lançamento da primeira história do Dr. Estranho, Stan Lee já havia usado a identidade em um vilão das primeiras histórias do Homem de Ferro.
Aqui no Brasil, a estreia do Doutor Estranho foi em abril de 1971 na revista Quarteto Fantástico nº16, na qual o personagem atuou como um "convidado especial".
Em 1972, o Doutor Estranho ganhou uma revista própria, "Dr. Mistério - Mestre das Artes Místicas!!!", que aparentemente só teve duas edições. Depois, outras publicações vieram.
O personagem do Doutor Estranho foi baseado em um antigo herói dos anos 40, chamado Fantasma Verde, que também combatia o mal com as artes místicas. Para sua criação, Lee e Ditko também tiveram influência de Mandrake, o Mágico e de antigos programas radiofônicos nos quais os personagens usavam frases de efeito dramáticos.
Inspirados nesses programas de rádio dos anos 40, Stan Lee, inclusive, criou uma série de palavras e frases de efeito para serem usados como os encantamentos do Doutor Estranho.
Antes de tornar o Doutor Estranho, Stephen Strange era um neurocirurgião muito bem sucedido, porém arrogante e imoral, pensando mais no dinheiro que ganharia com cada cirurgia do que na própria saúde de seus pacientes.
Após sofrer um acidente de carro, o cirurgião danificou alguns nervos das mãos, o que o impediu de continuar atuando na sua profissão, já que ele não conseguiria mais segurar um bisturi com firmeza.
Depois de muito tentar se curar, Stephen Strange se torna um alcoólatra. Mas, então, resolve buscar abrigo no Tibete na casa de um antigo Ancião místico.
Certo dia, após viver algum tempo vivendo sob os ensinamentos do Ancião, o cirurgião escuta o discípulo do velho, Barão Mordo, conspirar para matar seu mestre e acaba enfeitiçado por ele. Mordo é um dos grandes vilões dos quadrinhos do Dr. Estranho.
Enfeitiçado e sem conseguir avisar o Ancião sobre o perigo, Strange pede ao seu anfitrião que lhe ensine artes místicas, já pensando em salvá-lo. O velho vê no cirurgião um poder crescente e um grande potencial para realizar o bem.
Assim, Stephen se torna discípulo do Ancião e passa a se chamar Doutor Estranho (Doctor Strange, em inglês).
O ex-médico retorna a Nova York e, já assumindo o nome de Doutor Estranho, se estabelece em uma mansão que chama de Santuário, onde ele estuda encantamentos para defender o mundo de qualquer ameaça.
O arqui-inimigo do Doutor Estranho é o ser místico Dormammu, regente absoluto da Dimensão Negra.
Quando Dormammu começa a planejar uma invasão à dimensão da Terra, Strange viaja para a Dimensão Negra para combatê-lo. Eles batalham muitas vezes. Em uma dessas ocasiões, o Mestre da Magia Negra é ajudado por Célia, sobrinha de seu inimigo. Os dois se apaixonam desde o primeiro momento em que se veem.
Depois de Strange derrotar Dormammu, Célia é banida da Dimensão Negra por seu tio. Com o tempo, ela retorna à Terra com o Dr. Estranho, eles passam a morar juntos, e a jovem se torna sua discípula e namorada e, então, esposa.
O Dr. Estranho utiliza artefatos para complementar seus encantamentos, como uma capa de levitação; o Olho De Agamotto, amuleto que permite que ele penetre a alma de qualquer ser humano; e o Globo De Agamotto, com a qual ele constantemente vigia as forças malignas do universo.
Considerado um dos maiores telepatas do planeta, o Doutor Estranho consegue criar ilusões, se comunicar mentalmente com outros e projetar o seu corpo astral através da existência. Ele também constroi escudos de energia com a mente, teleporta a si e aos outros e tem poder de destruir um planeta. Além disso, ele é treinado em magia negra.
O personagem do Doutor Estranho chegou a fazer parte dos Novos Vingadores, também conhecido como Vingadores Secretos, grupo liderado pelo Capitão América. Será que veremos novos crossovers nos cinemas?
Se você está pensando que em 2016 será a primeira vez que um filme do Doutor Estranho é lançado está muito enganado! Em 1978, foi produzido Dr. Estranho, um telefilme sobre o personagem estrelado por Peter Hooten e dirigido por Philip DeGuerre. Era para ser um piloto de uma série parecida com O Incrível Hulk, que nunca saiu do papel. Não é a toa que está na lista dos filmes que a Marvel gostaria de esquecer. Acredita que o Stan Lee ajudou na produção?
1978 já passou! Em 2016, poderemos conferir nos cinemas o segundo filme da Fase Três da Marvel, Doutor Estranho, estrelado por Benedict Cumberbatch. Ainda não saiu a imagem oficial do ator como Stephen Strange, mas o preview feito por fãs está muito bom, não acha?
A única imagem "oficial" do filme foi esta ilustração, divulgada pelo diretor Scott Derrickson em dezembro do ano passado.
Morgan Freeman, Ken Watanabe e Bill Nighy estão cotados para interpretar o Ancião, enquanto Chiwetel Ejiofor está negociando com a Marvel para viver um personagem ainda não determinado. Especula-se que seja Barão Mordo.
Até agora, os filmes da Marvel têm explorado heróis cujos "poderes" se baseiam na ciência. Genética e tecnologia são usados, por exemplo, para explicar os X-Men e o Hulk. Doutor Estranho será o primeiro a mudar isso, mostrando um personagem que realmente usa magia - e não ciência - como sua habilidade.
E mais novidade vem por aí: antes que Doutor Estranho chegue aos cinemas é possível que Benedict Cumberbatch participe de uma nova série da Netflix em parceria com a Marvel: Punho de Ferro. Os dois personagens já se encontraram diversas vezes nos quadrinhos, como na imagem.
Agora que você conheceu o Doutor Estranho, não pode deixar de ir aos cinemas a partir do dia 03 de novembro de 2016, não é mesmo?
Um dos heróis mais originais e diferentes dos quadrinhos é o Doutor Estranho, também conhecido como Mago Supremo ou Mestre da Magia Negra. O personagem vai chegar aos cinemas em 2016 na pele do ator Benedict Cumberbatch.