Depois de uma infância e estudos em Boston, Chris Evans decidiu ir para Nova York para tentar a sorte na comédia. Ele rapidamente consegue entrar na profissão, principalmente participando em séries de televisão (Boston Public). Sua carreira no cinema começou em 2001, em uma comédia para adolescentes (Não é Mais um Besteirol Americano). Mas sem ficar preso a apenas um gênero de filme, o ator vai para outras produções: trapaceia nas provas com Scarlett Johansson na comédia policial Nota Máxima (2004), interpreta o papel de Kim Basinger no thriller Celular - Um Grito de Socorro (2004) e seduz Jessica Biel em London (2005).
O destino de Chris Evans como o conhecemos hoje começou em 2005, quando ele conseguiu seu primeiro papel como super-herói. Em Quarteto Fantástico, um sucesso de bilheteria adaptado dos quadrinhos da Marvel, ele interpreta Johnny Storm, também conhecido como Tocha Humana. O filme é um sucesso e tem uma sequência dois anos depois (O Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado). Para se manter na mesm a linha de superheróis, ele empresta sua voz no filme das Tartarugas Ninja (2007), descobre habilidades sobre-humanas em Heróis (2009) e luta no delirante Scott Pilgrim contra o Mundo (2010). No mesmo ano, ele assume a pele de um ex-agente renegado da CIA para Os Perdedores, também adaptação de um quadrinho.
Em 2007, faz parte da equipe Sunshine - Alerta Solar de Danny Boyle, engajado em uma expedição para reviver o sol. Não cansando de ficar longe de Scarlett Johansson, ambos atuam em O Diário de uma Babá.
Com Capitão América (2011), ele tomou a decisão de sua carreira e assinou um contrato de seis filmes com a Marvel Studios. Ao aceitar o papel de Steve Rogers. Depois de Capitão América, o longa que apresenta o herói ao público , o personagem que ele encarna se junta aos Vingadores, fazendo no total 7 filmes para o MCU e algumas participações especiais em filmes como Thor: O Mundo Sombrio. No entanto, ele não se esquece de sair de seu traje de vez em quando com filmes como O Expresso do Amanhã, O Homem de Gelo, Before We Go, Um Laço de Amor e o sucesso Entre Facas e Segredos.
Após se aposentar do super-soldado da Marvel, Evans vai para outras produções como Não Olhe Para Cima, Missão no Mar Vermelho e substitui a voz original de Buzz Lightyear, Tim Allen, no novo filme do personagem, Lightyear. Evans ainda assina outro contrato com a Netflix para atuar, ao lado de Ryan Gosling, no filme Agente Oculto.