Giovanna Antonelli é uma atriz brasileira conhecida pelos seus papéis nas novelas O Clone, Sete Pecados e Segundo Sol. Nascida no Rio de Janeiro, Giovanna cresceu na zona sul da cidade. Sua mãe é a bailarina Suely Rodrigues e o pai o cantor de ópera Hilton Prado Antonelli. Por crescer em uma casa de artistas, ela já havia uma inclinação para a indústria do entretenimento.
Começou sua carreira bem jovem, aos quatorze anos, em 1990 como assistente de palco da apresentadora Angélica nos programas Clube da Criança, Milk Shake e Casa Angélica. Em 1994, teve seu primeiro trabalho como atriz na televisão com a novela Tropicaliente, de Walther Negrão, onde atuou ao lado de Daniela Escobar.
Ainda na década de 1990, Giovanna fez sua primeira protagonista na produção Tocaia Grande, da TV Manchete, como a personagem Ressú. Na trama, ela interpreta uma das filhas de Júlia (Tânia Alves), uma prostituta tentando se reconectar com os filhos. Giovanna também compôs o elenco das novelas Xica da Silva, Corpo Dourado e Força de um Desejo.
Em 2000, interpretou uma de suas personagens mais memoráveis: a Capitu de Mulheres Apaixonadas. No enredo, Capitu é uma jovem estudante e mãe que se prostituia para garantir o sustento da família. A novela marcou a estreia de Antonelli no horário nobre da Globo. Logo em seguida, conquistou sua primeira protagonista em uma novela das nove como a Jade de O Clone, novela de Glória Perez. Pelo papel, foi indicada ao Troféu Imprensa de Melhor Atriz.
Durante os anos 2000, interpretou várias outras personagens importantes como a vilã Bárbara de Da Cor do Pecado, Anita Garibaldi na minissérie A Casa das Sete Mulheres e Dora em Viver a Vida. Ela também se destacou no cinema como produtora e protagonista do romance Avassaladoras, ao lado de Ingrid Guimarães e Reynaldo Gianechini, e da comédia Caixa Dois com Fúlvio Stefanini e Zezé Polessa.
Na década de 2010, ela participou de inúmeras novelas populares como Salve Jorge, Em Família e Sol Nascente. Também protagonizou, no cinema, o sucesso de bilheteria S.O.S Mulheres ao Mar com Thalita Carauta e Fabiula Nascimento. O filme arrecadou tanto que recebeu uma sequência no ano seguinte, também protagonizado por Giovanna.
Recentemente, ela faz parte do elenco protagonista da novela Quanto Mais Vida, Melhor com Vladimir Brichta e Mateus Solano.