Com apenas sete anos de idade, Christopher Nolan já se arriscava por trás das câmeras. Utilizando-se da câmera Super 8 do pai, ele realizou vários pequenos filmes estrelados por seus brinquedos. A vontade de dirigir não passou e ele acabou se tornando um importante realizador.
Formou-se em literatura na Universidade de Londres, na mesma época em que começou a realizar filmes em 16mm. Seu curta "Larceny" foi exibido no Festival de Cinema de Cambridge em 1996.
Nolan estreou na direção com Following (1998), mas foi Amnésia (2000) que chamou a atenção da grande público, abrindo seu caminho para o sucesso em Hollywood. Na sequência, comandou Al Pacino, Robin Williams e Hilary Swank em Insônia (2002).
Em 2005, dirigiu o filme que mudou para sempre sua história: Batman Begins. Ele investiu em um Homem-Morcego mais sombrio e realista, o que ficou ainda mais claro na continuação, Batman - O Cavaleiro das Trevas. O segundo longa rendeu um Oscar póstumo para Heath Ledger, que brilhou na pele do vilão Coringa. Com O Cavaleiro das Trevas Ressurge, fecha sua trilogia sobre o herói.
Em um período "entre-Batmans" realizou A Origem e chamou a atenção pela criatividade e pela complexidade narrativa. O filme arrecadou mais de US$ 800 milhões em todo mundo e conquistou estatuetas no Oscar.