Danai Jekesai Gurira, nascida em 14 de fevereiro de 1978, é uma atriz e dramaturga americana de ascendência zimbabuense. A atriz nasceu em Grinnell, Iowa, e é filha de Josephine Gurira, uma bibliotecária universitária, e Roger Gurira, um professor do Departamento de Química da Universidade de Wisconsin. Seus pais partiram da Rodésia do Sul (atual Zimbábue) e chegaram aos Estados Unidos em 1964. Ela é a caçula da família e tem três irmãos: Shingai, Choni e Tare.
Ela frequentou o ensino médio na Escola Secundária do Convento Dominicano. Posteriormente, Danai retornou aos Estados Unidos para estudar no Macalester College, em Saint Paul, graduando-se como bacharel em Psicologia. Gurira também obteve um Master of Fine Arts em atuação, pela Tisch School of the Arts da New York University.
Gurira começou a escrever peças em um esforço para utilizar melhor seus pontos fortes como atriz e para contar histórias que transmitam ideias sobre mulheres fortes com as quais se identifica. Como dramaturga, ela foi contratada pelo Yale Repertory Theatre, Centre Theatre Group, Playwright's Horizons e Royal Court.
Em 2009, Gurira fez sua estréia como atriz na Broadway na peça de August Wilson, Come and Gone, de Joe Turner, interpretando Martha Pentecost.
A estreia de Danai Gurira no cinema foi em 2007, com o filme O Visitante, pelo qual ganhou o prêmio Method Fest Independent Film Festival de Melhor Atriz Coadjuvante. Ela apareceu nos filmes Ghost Town, 3 Backyards, My Soul to Take e Restless City, bem como nos programas de televisão Law & Order: Criminal Intent, Life on Mars e Law & Order. De 2010 a 2011, a atriz também apareceu na série dramática da HBO, Treme.
Em 2013, a atriz e ativista desempenhou um papel principal no filme dramático independente do diretor Andrew Dosunmu, O longa estreou no Festival de Cinema de Sundance de 2013, em que Gurira foi aclamada pela crítica e sua atuação como uma mulher nigeriana que luta para viver nos Estados Unidos.
Em março de 2012, a AMC anunciou em uma transmissão ao vivo que Gurira se juntaria ao elenco da série dramática de terror The Walking Dead, produção com maior audiência na história da televisão a cabo, em sua terceira temporada. Gurira interpreta Michonne, uma personagem desconfiada que se junta a um grupo unido em um mundo apocalíptico. Durante a preparação, Gurira teve que aprender a andar a cavalo para viver a personagem, o que ela gostou porque era um desafio físico.
Em janeiro de 2016, foi anunciado que a atriz havia sido escalada para o papel da mãe de Tupac Shakur, Afeni Shakur, em All Eyez on Me, um filme biográfico sobre a estrela do rap. Mais um dos pontos altos de sua carreira começou na San Diego Comic-Con em julho de 2016, quando foi anunciado que Gurira havia sido escalada para o filme Pantera Negra da Marvel, interpretando o papel de Okoye, o chefe da Dora Milaje, guarda-costa pessoal do T'challa.