Kodi Smit-McPhee é ator australiano mais conhecido pelos papéis em longas como: Ataque dos Cães (2021) e Alpha (2018)
Nasceu em Adelaide, no sul da Austrália e é filho de Andy McPhee, ator e lutador profissional. Sua irmã, Sianoa Smit-McPhee é cantora e atriz.
Seu primeiro filme foi Romulus, Meu Pai (2017) que lhe rendeu um AFI Award por Melhor Ator Jovem. Pela sua participação no filme de 2009 A Estrada, com Viggo Mortensen, Kodi ganhou uma nomeação no Critic's Choice Award por Melhor Ator Jovem e uma nomeação AFI por Melhor Ator Internacional. No ano seguinte, 2010, entrelou no longa Deixe-me Entrar com Chloë Grace Moretz, que também lhe rendeu outra nomeação para o Critics Choice Award. No mesmo ano também foi nomeado por sua atuação no filme Matching Jack. Em 2012, filmou o longa O Congresso Futurista, que teve sua estréia no Festvial de Cannes.
Ele também dublou um dos personagens na animação ParaNorman (2012), nomeado para o Oscar de Melhor Animação. No mesmo ano, também participou do longa Dead Europe, tendo sua estréia no Festival de Toronto. Ele também estrelou no papel principal no filme Criando Asas (2013) e no mesmo ano interpretou Benvólio na adaptação de Romeu e Julieta com Hailee Steinfeld.
Em 2014, fez sua participação no primeiro filme da nova trilogia de Planeta dos Macacos. Smith também participou de filmes como: Os Mais Jovens (2014), Oeste Sem Lei (2014), a série Gallipoli, X-Men: Apocalipse 2016) interpretando o mutante Noturno e que reinterpretou no último filme dos X-Men em Fênix Negra (2019); o protagonista Keda em Alpha (2018).
Em 2021, Smith concorre a um Globo de Ouro por Melhor Ator Coadjuvante em Filme com seu papel em Ataque dos Cães, ao lado de grandes nomes como Benedict Cumberbatch e Kirsten Dunst.