Amigas Para Sempre é a nova série da Netflix que entrou no catálogo do streaming nesta quarta-feira (3). O enredo acompanha Kate (Sarah Chalke) e Tully (Katherine Heigl), duas melhores amigas inseparáveis que se conheceram em 1974, quando tinham 14 anos. Nas décadas seguintes, elas lutam para permanecer nas dificuldades da vida adulta e enfrentam grandes desafios.
A série é baseada no romance homônimo de Kristin Hannah, lançado em 2008. A showrunner Maggie Friedman, que também esteve por trás da série As Bruxas de East End, se interessou pelo projeto no momento em que descobriu a premissa do livro. Caso também queira saber mais sobre a obra que inspirou Amigas Para Sempre, continue por aqui, o AdoroCinema te ajuda!
Lançamento do livro Firefly Lane
Firefly Lane, nome original do romance de Kristin Hannah, chegou às prateleiras em 2008 e se tornou um best-seller. O livro não é baseado em uma história real, mas Hannah se inspirou em sua própria vida, no período em que estava amadurecendo na década de 1970, bem como em suas experiências na Universidade de Washington.
Linhas do tempo entre a série e o livro
Embora o livro e a série apresentem mais de três décadas da amizade de Kate e Tully, eles o fazem de maneiras diferentes. A série transita entre linhas do tempo, em que cada episódio mostra cenas dos personagens em distintas fases da vida. Já o livro é estruturado de forma linear, começando pela década de 1970, quando as amigas se conheceram, e acompanhando o desenvolvimento do relacionamento delas conforme as duas crescem.
A série respeita a evolução de Kate e Tully
Embora a adaptação da Netflix não se baseie estritamente no material original, ela permanece fiel à evolução das duas personagens. Tanto a infância tumultuada de Tully, que a faz procurar amor e aprovação constantemente, até o comportamento tímido de Kate são relatados com fidelidade ao livro.
Sequência de Amigas Para Sempre
Em 2013, cinco anos após o primeiro livro, Kristin Hannah escreveu uma sequência de Firefly Lane com foco na história de Tully e seu relacionamento com sua mãe. Este livro, intitulado Fly Away, também apresenta a filha de 16 anos de Kate, Marah, enquanto ela enfrenta as consequências dos eventos finais de Firefly Lane.
Assim como o romance antecessor, a sequência é centrada na maternidade, perda e amor, e é contado em flashbacks para revelar como todos os personagens estão lidando com o que acontece no final de Firefly Lane. Se percebermos, é bem mais parecido com a linha temporal da série, né?
Kristin Hannah está envolvida na série
Além de autora do livro original, Kristin Hannah também é co-produtora executiva da série Netflix, mas não ajudou a escrever a adaptação. Apesar de não interferir diretamente no roteiro, a escritora queria que Amigas Para Sempre se mantivesse fiel a alguns acontecimentos do romance escrito em 2008.