The Walking Dead não costuma economizar em cenas de morte grotescas e exageradamente explícitas ou chocantes, e quem assiste à série já está acostumado ao ritmo. Mas o mais recente adeus da sexta temporada pode ter atingido um ponto – ou um personagem particularmente especial. Ou será que não?
Atenção: Contém spoiler. Se você não assistiu ao episódio 3 da sexta temporada, Thank You, é melhor parar de ler por aqui.
Um dos personagens mais longínquos do programa de TV, Glenn Rhee (Steven Yeun) está presente desde o segundo episódio da primeira temporada, quando conheceu Rick (Andrew Lincoln) e o salvou de uma horda de errantes. Desde então, apesar de não ser um personagem a quem a série costuma prestar tanta atenção quanto a Rick, tornou-se importante e um dos favoritos dos fãs. Justamente por isso, sua morte tão repentina e brutal foi um verdadeiro susto. Mas será que o produtor executivo Scott Gimple e o criador das HQs Robert Kirkman deram uma de Jon Snow? As evidências deixam suspeitas.
Quando Glenn e Nicholas (Michael Traynor) se separam do grupo principal a fim de atrair os walkers para um local abandonado e atear fogo nas criaturas, os planos são interrompidos quando percebem que o prédio para o qual se destinavam já estava destruído. Os dois acabam encurralados em cima de uma lixeira, cercados por dezenas de mortos-vivos. Quando nada parece ser capaz de dar mais errado, Nicholas entra em pânico, saca sua arma e atira em si mesmo. Glenn tenta segurar o seu corpo, e os dois acabam caindo bem no meio dos zumbis, culminando em uma cena que inclui entranhas sendo devoradas ao som dos assustadores gritos do ex entregador de pizza.
Passado o susto inicial, Scott Gimple emitiu uma declaração a respeito da inesperada partida. O programa The Talking Dead – que é exibido após o episódio inédito nos Estados Unidos, sob o comando de Chris Hardwick, leu a nota. No tradicional quadro In Memoriam, dedicado aos personagens mortos durante o mais recente episódio, Glenn ficou de fora e, no lugar de sua foto, apareceu na tela a mensagem Por favor não deixe isso ser verdade escrita três vezes. Confira o depoimento de Gimple:
"Queridos fãs de The Walking Dead, esta é uma história difícil de se contar, e quando planejamos fazê-lo, sabíamos que nossos amigos do Talking Dead iriam comentar sobre. Sabendo que vocês estariam discutindo, sentindo e lamentando, eu sabia que deveríamos dizer alguma coisa, para que o nosso silêncio não dê a entender algo que não é a nossa verdade. Então, vou dizer o seguinte: De alguma forma, nós veremos Glenn, alguma versão de Glenn ou partes de Glenn novamente, seja em um flashback ou na história corrente, para ajudar a completar a trama."
Os fãs mais ávidos por explicações, teorias ou pelo retorno do personagem já estão dando o melhor de si para descobrirem o que está por vir. Algumas pessoas notaram que Steven Yeun continua presente nas locações tanto quanto os demais atores. Sabendo que o personagem deverá aparecer novamente de alguma forma, é evidente que ele estaria presente por um certo tempo, gravando novas cenas, mas o fato de ele ainda estar nas locações levanta questões e a teoria de que ele poderia ainda estar vivo.
Além disso, tecnicamente, não vimos Glenn ser morto. É provável que o corpo de Nicholas tenha caído por cima de Glenn, e as vísceras devoradas eram dele. Por isso, Glenn teria tido tempo de se esconder – ou, de alguma forma surpreendente, sair de lá sem ser notado.
Em um mundo onde ninguém está a salvo – bom, exceto Carol, talvez – quase tudo é possível. Felizmente, uma explicação melhor sobre o que aconteceu deve vir no episódio seguinte, que terá 90 minutos de duração e uma surpresa no intervalo.
Até lá, queremos saber a sua opinião: Você acredita que Glenn partiu de vez ou os produtores estão preparando um futuro mais decente para o personagem? Conte a sua teoria nos comentários abaixo!
The Walking Dead vai ao ar no Brasil pelo canal Fox, todos os domingos. Confira os horários na programação do canal.