Avatar só virará uma grande franquia, enorme, no final de 2018. Depois de alguns anos e tanto se falar das quatro (!) continuações da maior bilheteria da história do cinema, porém, já não era sem tempo sabermos detalhes básicos dos filmes que virão. Foi o próprio James Cameron quem finalmente falou sobre o assunto.
"Será mais como uma saga em família sobre a luta com os humanos", disse o cineasta, sem empolgar muito, em entrevista à Variety. Segundo ele, essa ideia geral será o cerne de toda a franquia. Jake Sully (Sam Worthington), Neytiri (Zoe Saldana), seus filhos, a natureza.
A má notícia é que James Cameron acenou para a possibilidade de adiar novamente a estreia de Avatar 2. A boa é que ele está preocupado em seguir um "padrão de lançamento" de todos eles. "Quero que eles sejam lançados o mais próximo possível. Se for um compromisso anual para aparecer em todo Natal, eu quero garantir que seremos capazes de cumprir essa promessa", concluiu.
Enquanto nada é comprovado, seguem os planos oficiais da franquia: Avatar 2 em 2018; Avatar 3, 2020; Avatar 4, 2022; Avatar 5, 2023. Sempre em dezembro, como o original de 2009.