O acidente sofrido por Dylan O'Brien durante as filmagens de Maze Runner - A Cura Mortal no mês de março deste ano poderia ter sido evitado caso a 20th Century Fox tivesse tomado as medidas de segurança necessárias, afirma um relatório da agência WorkSafeBC.
O ator de 24 anos de idade foi atropelado por um carro enquanto filmava uma das cenas de ação para o filme, terceiro capítulo das adaptações para os cinemas dos livros de James Dashner.
De acordo com o relatório, a "estrutura precária" do set colaborou para o acidente. Em nota divulgada ao público, a vontade dos produtores de rodar a cena em menos tempo fez com que algumas normas não tivessem sido respeitadas, prejudicando a integridade física de O'Brien.
"O trabalhador envolvido na cena recebeu uma instrução mínima para essa nova sequência de ação", diz o levantamento. "Essa mudança aumentou os riscos de ferimentos, já que a transição passou a ser entre dois veículos que não estavam conectados".
Em resposta, a Fox afirmou que sempre trabalhou para que tudo fosse esclarecido logo, mas não assina embaixo do relatório da WorkSafeBC. "Apesar de não concordarmos com tudo o que está dito no relatório, sentimos muito por esse terrível acidente ter acontecido e os ferimentos sérios causados ao Dylan O’Brien", comentou Chris Petrikin, executivo de comunicações do estúdio.
Por conta do acidente, a estreia do longa-metragem Maze Runner - A Cura Mortal foi remarcada para 2018.