Minha conta
    Doutor Estranho: Roteirista explica por que Tilda Swinton foi escalada como Ancião

    C. Robert Cargill levou em conta o conflito entre China e Tibet para evitar problemas comerciais e políticos para a Marvel.

    Hollywood pega fogo! E as controvérsias do momento envolvem minorias. Números mostram que a grande maioria dos personagens na indústria de cinema norte-americana é branca. E, pra piorar, a etnia de alguns deles vem sendo trocada, como é o caso da Major de Ghost in the Shell, interpretada por Scarlett Johansson. Uma questão de representatividade que precisa ser tratada com seriedade.

    Mas há casos e casos, e um deles é Doutor Estranho.

    Desde o lançamento do trailer, ativistas vêm criticando pesado a escalação de Tilda Swinton como o Ancião. Segundo eles, embranquecer o personagem tibetano era uma atitude ofensiva. Porém, apesar da boa intenção, o roteirista C. Robert Cargill explicou como e por que eles estão errados. Em entrevista recente, ele expôs todo o impasse comercial e político que a Marvel precisou considerar antes de escalar a personagem. E que o assunto foi resolvido com responsabilidade.

    "O Ancião era um estereótipo racista derivado de uma região do mundo numa posição política muito esquisita", disse primeiro, explicando que a representatividade defendida não seria exatamente positiva, pelo contrário. Depois, ele admitiu que escalar uma personagem tibetana seria um tiro no pé em termos comerciais: "Você se arrisca a alienar um bilhão de pessoas que acham isso uma palhaçada."

    "O governo chinês iria 'Ei, você sabe qual é um dos países que mais vai ao cinema no mundo? Nós não exibiremos seu filme porque você decidiu ser político'", imaginou o escritor, considerando a complicada questão tibetana. Por fim, ele comentou uma (suposta) possibilidade que veio à tona: "Se você acha uma boa ideia escalar uma atriz chinesa como uma personagen tibetana, você perdeu a cabeça completamente e não faz a mínima ideia da m**da que está falando", encerrou C. Robert Cargill.

    Em outras oportunidades, o presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, explicara a origem do Ancião e como diversas pessoas já vestiram o manto de Mago Supremo do Universo. E a própria Tilda Swinton (uma mulher num papel originalmente masculino, o que já é interessante) disse que as pessoas terão uma outra visão de sua escalação quando Doutor Estranho chegar aos cinemas, em novembro desse ano.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top