Após muitos pedidos dos fãs, Matt Damon está de volta como Jason Bourne! O quarto filme do personagem marca também o retorno da parceria com o diretor Paul Greengrass, com quem trabalhou em A Supremacia Bourne, O Ultimato Bourne e Zona Verde. A estreia nos cinemas já está marcada: 28 de julho.
Conversamos por telefone com o ator dias antes do lançamento do primeiro trailer de Jason Bourne (já viu?)! Em nosso bate-papo, Matt deixou bem clara a importância da parceria com Paul Greengrass, sempre ressaltando que aquela era "a história deles" - o que acaba deixando de lado o spin-off O Legado Bourne, ambientado no mesmo universo. Confira!
AC: Você sempre disse que apenas retornaria à franquia Bourne caso Paul Greengrass fosse novamente o diretor. Agora tanto você quanto Paul estão de volta. O que tornou este retorno possível?
MATT DAMON: Paul teve uma grande ideia sobre como trazer o personagem de volta. Era algo que estávamos esperando há algum tempo. Obviamente, há uma pressão enorme em fazer mais um e sempre dissemos que queríamos ter a certeza de que seria a história certa para um novo filme. Fomos bastante pacientes nisto.
AC: Este é o primeiro filme da série sem Tony Gilroy, roteirista de todos os anteriores e diretor de O Legado Bourne. Quais foram as mudanças neste novo filme sem a participação dele?
MATT: Tony trouxe suas ideias para O Legado Bourne e em como a franquia poderia seguir adiante. Para mim era mais importante que Paul estivesse de volta, já que foi ele quem teve a ideia para este filme. Fiquei satisfeito com o trabalho feito por ele e Christopher Rouse [roteirista do filme].
AC: Como este novo filme se conecta aos eventos mostrados em O Legado Bourne?
MATT: Ele não é propriamente conectado com O Legado Bourne, não nos referimos a ele especificamente. Por mais que divida o mesmo nome, para nós O Legado Bourne se trata de algo diferente. Ele integra a franquia como um todo, mas não faz parte da nossa história. Nós temos uma proposta de retorno ao que foi feito antes.
AC: Poderia falar um pouco sobre a personagem de Alicia Vikander e Tommy Lee Jones, duas das novidades de Jason Bourne?
MATT: São personagens novos na série. Eles integram este novo mundo e ajudam a expandir nossa história nesta nova realidade que vivemos. Gostei muito de trabalhar com Alicia, ela é uma grande atriz que criou uma personagem bastante real.
AC: A Identidade Bourne foi lançado há 14 anos atrás. Após todo este tempo, qual é a dificuldade em retornar à forma física necessária para o personagem?
MATT: Foi bem duro! Definitivamente mais difícil do que pensava que seria. Tinha 39 anos quando rodei O Ultimato Bourne, agora tenho 45. Para entrar em forma tive que ser bastante rígido com a minha dieta e trabalhar mais do que já tinha feito até então.