Minha conta
    Nudez feminina é três vezes mais explorada no cinema que a masculina, segundo pesquisa

    Relatório reafirma a necessidade de luta contra o sexismo em Hollywood.

    Nem toda notícia relevante é, necessariamente, uma novidade, não é mesmo? Eis o caso da pesquisa realizada pela Universidade de Mount Saint Mary, em Los Angeles, constatando que a nudez feminina é três vezes mais explorada que a masculina no cinema. Quer dizer: algo que já era óbvio, agora ganha o respaldo de um relatório científico.

    Segundo a pesquisa, 26% das personagens femininas entre os 100 filmes mais vistos em 2014 nos Estrados Unidos apareceram nuas ou seminuas. Os homens, por sua vez, apareceram nessa mesma condição em apenas 9% dos filmes. A nota fica ainda mais discrepante — embora ainda siga previsível — ao se constatar que apenas 12% desses filmes foram estrelados por uma mulher.

    Os números corroboram campanhas recentes de atrizes e outros grandes nomes da indústria sobre o sexismo em Hollywood (que alguns ainda insistem em minimizar, lamentavelmente). Outra prova disso é o modo como as mulheres são retratadas. Apenas 23% delas, na ficção, têm emprego, enquanto no mercado de trabalho real a participação feminina já chega a 46%.

    Outro ponto constatado pela pesquisa da Saint Mary é a velocidade com que as mudanças acontecem no cinema e na televisão. Os números apontam que 30% das mulheres têm papel relevante (com fala) nos filmes, contra 42% no caso da televisão. No quesito diversidade racial que as mídias se igualam: em ambas, atores brancos representam 74% do total.

    E ainda há quem questione a legitimidade do #OscarSoWhite e outros movimentos em prol de igualdade de oportunidades em Hollywood (e no mundo como um todo)...

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top