O roteirista Joe Robert Cole está no estágio final de suas negociações com a Marvel Studios e irá desenvolver a história de Pantera Negra, de acordo com informações do site The Wrap. Cole traz no currículo a direção e roteiro do filme de suspense independente Amber Lake e está entre os roteiristas da série ainda inédia American Crime Story. Apesar de já ter sido mencionado erroneamente entre os roteiristas de Inumanos, Cole não está confirmado no filme que encerra a Fase 3 do Universo Marvel Cinematográfico.
Pantera Negra será o primeiro filme da Marvel Studios a ser protagonizado por um ator afro-americano, com Chadwick Boseman no papel do herói, alter-ego de T'Challa, príncipe do reino fictício de Wakanda, na África equatorial. Andy Serkis deve repetir seu papel como Ulysses Klaw, que interpretou em Vingadores: Era de Ultron, mas ainda não foi oficialmente confirmado no elenco.
Depois de rumores colocarem Ava DuVernay (diretora de Selma - Uma Luta pela Igualdade) como uma das favoritas para dirigir Pantera Negra, o nome de F. Gary Gray (diretor de Straight Outta Compton - A História do N.W.A. e do ainda inédito Velozes & Furiosos 8) despontou como um dos principais cotados para a função, mas de acordo com o The Wrap, a disputa ainda está aberta, pois a Marvel decidiu que só irá contratar um diretor quando o roteiro estiver pronto.
A primeira aparição do Pantera Negra no Universo Marvel Cinematográfico será no filme Capitão América: Guerra Civil, que estreia dia 14 de abril de 2016. A estreia de Pantera Negra é dia 2 de novembro de 2017.