"O que que há, velhinho?" Há 75 anos, esta clássica frase era dita pela primeira vez. Nascia aí, no dia 27 de julho de 1940, o Pernalonga, mais famoso coelho das telas.
Personagem principal da série animada Looney Tunes, o Pernalonga foi visto pela primeira vez no curta indicado ao Oscar A Wild Hare (1940), que você confere abaixo. Dois anos antes, em abril de 1938, o estúdio de animação da Warner já começava a trabalhar com a ideia de um coelho como protagonista, em Porky's Hare Hunt. Mas o Pernalonga definitivo foi o que surgiu em 40.
Criado por Tex Avery, Bugs Bunny (no original) foi dublado por vários profissionais, com destaque para Mel Blanc (entre 1940 e 1989). No Brasil, Ary de Toledo, Cauê Filho, Mário Monjardim e Alexandre Moreno dublaram o Pernalonga. Monjardim foi que trabalhou com o coelho por mais tempo, emprestando sua voz por mais de 20 anos.
Pernalonga participou de mais de 160 curtas animados e foi visto em filmes como Space Jam - O Jogo do Século e Looney Tunes - De Volta à Ação. Eleito o melhor personagem animado da história pela revista TV Guide, o coelho tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood e ainda foi protagonista de um curta vencedor do Oscar (Knighty Knight Bugs, de 1958).