De modo geral, o cinema tem sido uma indústria estável pelo mundo. Em 2014, foram arrecadados US$36,4 bilhões, um aumento de 1% em relação ao ano anterior. Mas um relatório recente da MPAA (Motion Picture Association of America) mostra que os números satisfatórios escondem alguns fatos curiosos:
1. A bilheteria está caindo nos Estados Unidos
Se não fosse pela China, os números mundiais seriam inferiores, principalmente nos Estados Unidos - onde o número de ingressos em 2014 foi o menor dos últimos 19 anos. O mercado chinês é o segundo maior do mundo, e cresceu 34% desde 2010 - compensando o declínio do público americano. Por isso, não se espante se cada vez mais blockbusters se passarem na China ou tiverem atores chineses envolvidos (como Homem de Ferro 3, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido...), afinal, é cada vez mais importante conseguir a atenção deste público.
2. As mulheres vão mais ao cinema do que os homens
O número de mulheres comprando ingressos não para de crescer desde 2010. No entanto, o número de homens permanece estável. Ironia da história: a grande maioria dos filmes ainda tem homens como protagonistas, além de ser dirigida por homens. Ah, e os atores em Hollywood ainda ganham salários maiores do que as mulheres, como Patricia Arquette bem lembrou no Oscar 2015.
3. O 3D está começando a cansar
Os americanos gastam cada vez menos dinheiro em filmes 3D. Será que eles pensam que não vale a pena? Em 2010, 52% assistiam a pelo menos um filme 3D por ano. Em 2013, a porcentagem já era 31%, e em 2014, caiu para 27%. Mesmo assim, o número de filmes em três dimensões não para de crescer. (Vale lembrar que a situação nos Estados Unidos ainda é diferente do Brasil, onde o 3D vai muito bem, obrigado).
4. Os jovens vão menos ao cinema
A maioria das produções de Hollywood parece buscar o público jovem, mas estes espectadores compram cada vez menos ingressos. O número de espectadores entre 18 e 29 anos está em queda livre desde 2010. Será por causa da pirataria? Dos filmes na Internet? Ou os filmes estão menos interessantes? Curiosamente, o público mais velho (entre 40 e 49 anos, e com mais de 60 anos) praticamente dobrou em cinco anos.
5. Procura-se um público novo
Segundo o relatório da MPAA, 32% dos americanos não vai aos cinemas. Nunca. Talvez eles não tenham dinheiro para pagar o ingresso, ou simplesmente não estejam interessados no cinema (ou talvez recorram aos filmes na Internet, legalmente ou não). O fato é que Hollywood não tem conseguido trazer novidades para seduzir esse público, já que o número de 32% permanece estável há anos. Ou seja, um terço dos americanos não tem condições de ir ao cinema, ou simplesmente acha que os cinemas não trazem nenhuma novidade em muito tempo.