Originalmente lançado no Brasil em julho do ano passado, O Grande Hotel Budapeste terá uma nova estreia no circuito nacional de cinemas amanhã, dia 22 de janeiro (veja no final desta notícia quais salas irão exibir o filme). O longa-metragem dirigido pelo cultuado diretor Wes Anderson (Moonrise Kingdom, Os Excêntricos Tenenbaums) é o recordista de indicações ao Oscar 2015 ao lado de Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância). Ambas as produções concorrem à nove estatuetas, na disputa por prêmios importantes como melhor filme, melhor direção e melhor roteiro original.
Dividido em sete partes (incluindo prólogo e epílogo), O Grande Hotel Budapeste narra, seguindo a tradicional estética visual de Anderson, a história do malandro Monsieur Gustave H. (Ralph Fiennes), concierge do hotel que dá nome ao filme. Ele se une a um dos mais fiéis funcionários do estabelecimento, o jovem Zero Moustafa (Tony Revolori), para tentar provar sua inocência quando é acusado de um assassinato que ele não cometeu, relacionado a uma imensa herança.
Um dos grandes destaques do filme é seu numeroso e estrelado elenco, que conta com nomes como Adrien Brody, Willem Dafoe, Jeff Goldblum, Harvey Keitel, Jude Law, Bill Murray, Saoirse Ronan, Edward Norton, Léa Seydoux, Tilda Swinton, Owen Wilson e Tom Wilkinson.
Em sua primeira temporada em cartaz no Brasil, o filme levou mais de 322 mil pessoas aos cinemas. Nas bilheterias do mundo O Grande Hotel Budapeste faturou US$ 174 milhões (o filme custou US$ 26,7 milhões), ultrapassando Os Excêntricos Tenenbaums como o filme mais bem sucedido de Wes Anderson financeiramente.
O Grande Hotel Budapeste reestreia na quinta (22) nas seguintes salas:
- Liberty Mall – Brasília
- Drive In – Brasília
- Estação Barra Point – RJ
- Estação Botafogo – RJ
- Estação Gávea – RJ
- Lumiere Bougainville – GO
- UCI Ribeiro Iguatemi – Fortaleza
- UCI Ribeiro Recife – Recife
- Belas Artes – SP