O Brasil não tem representantes na competição oficial de longas da 65ª edição do Festival de Berlim, mas conquistou dois lugares na seleção da mostra Forum, que exibirá 43 títulos. Brasil S/A, de Marcelo Pedroso - premiado em cinco categorias no último Festival de Brasília -, e Beira-Mar, primeiro filme de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, são as novidades brasileiras no evento, que terá ainda Mar de Fogo, de Joel Pizzini, concorrendo ao Urso de Ouro de melhor curta.
O filme de Pedroso é (aparentemente) sobre um cortador de cana convocado para uma missão interplanetária - leia a crítica. Já Beira-Mar mostra dois jovens amigos - já não tão amigos - abrigados em uma casa de vidro no litoral gaúcho. Nenhum dos dois tem previsão de estreia por aqui.
Além dos filmes do Forum, o Festival anunciou mais longas das sessões especiais e de gala. Os destaques são Selma, Love & Mercy, Life - do mesmo diretor de O Homem Mais Procurado, com Robert Pattinson e Dane DeHaan - e Woman in Gold - com Helen Mirren e Ryan Reynolds. Serão exibidos também Virgin Mountain, La Boheme: Breathe Umphefumlo, The Seventh Fire, Die abhandene Welt e Torneranno i Prati.
O Festival de Berlim começa em 5 de fevereiro, com Nobody Wants the Night, e vai até o dia 15 do mesmo mês. Darren Aronofsky será o presidente do júri e Wim Wenders o grande homenageado.