Em um ano sem um franco favorito, a 39ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) termina neste domingo, 14, consagrando The Imitation Game como o melhor filme, escolhido pelo público, superando as apostas em torno de Wild e A Teoria de Tudo.
No longa de Morten Tyldum, Benedict Cumberbatch é Alan Turing, o matemático que conseguiu decodificar as mensagens dos alemães durante a Segunda Guerra Mundial e, apesar de sua contribuição para o fim do conflito, foi perseguido por ser homossexual.
O segundo mais votado foi Learning to Drive (Isabel Coixet), em que uma escritora abandonada pelo marido (Patricia Clarkson) encontra consolo em suas aulas de direção com Sikh (Ben Kingsley). E a dramédia St. Vincent, protagonizada por Bill Murray, ficou com o bronze.
Ser escolhido pela audiência do TIFF, claro, não é garantia de seleção para o Oscar. Mas, abusando do trocadilho, é uma indicação. Afinal, mesmo sem levar a estatueta de Melhor Filme, muitos dos que passaram – e foram aprovados pelos canadenses – concorreram em outras categorias importantes também (ator, atriz, direção, roteiro). Confira a lista dos premiados nos últimos dez anos:
2013 – TIFF: 12 Anos de Escravidão/ Oscar: 12 Anos de Escravidão
2012 – TIFF: O Lado Bom da Vida/ Oscar: Argo
2011 – TIFF: E Agora Onde Vamos?/ Oscar: O Artista
2010 – TIFF: O Discurso do Rei/ Oscar: O Discurso do Rei
2009 – TIFF: Preciosa/ Oscar: Guerra ao Terror
2008 – TIFF: Quem Quer Ser um Milionário?/ Oscar: Quem Quer Ser um Milionário?
2007 – TIFF: Senhores do Crime/ Oscar: Onde Os Fracos Não Têm Vez
2006 – TIFF: Bella/ Oscar: Os Infiltrados
2005 – TIFF: Infância Roubada/ Oscar: Crash- No Limite
2004 – TIFF: Hotel Ruanda/ Oscar: Menina de Ouro