O Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) chega a sua 12ª edição com 100 filmes de 24 países. Com ingressos pelo preço da meia entrada para espectadores de todas idades, o FICI começa no Rio de Janeiro e Niterói (12 a 21 de setembro) e depois segue para Salvador e Aracaju (10 a 19 de outubro), Natal (31 de outubro a 09 de novembro) e São Paulo (07 a 16 de novembro).
Dentre as diversas mostras, será realizado a pré-estreia internacional de Uma Viagem Extraordinária, de Jean-Pierre Jeunet (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain) e a pré-estreia nacional da animação brasileira Até que a Sbornia nos Separe, de Otto Guerra e Ennio Torresan Jr.
O "Programa Internacional" traz animações exclusivamente dubladas para o FICI, como O Homem da Lua, de Stephan Schesch, e Kiriku, os Homens e as Mulheres, de Michel Ocelot.
A animação Ernest & Célestine, indicada ao Oscar e ao Annie Awards também é um dos destaques.
Já a mostra "Se você ainda não viu" traz alguns sucessos recentes do cinema infantil, como Frozen – Uma Aventura Congelante, Os Croods, Meu Malvado Favorito 2 e Minhocas.
“Um festival tão diverso como o FICI oferece a um público cada vez maior a oportunidade de assistir produções de diferentes estilos e linguagens. Desde o início, em 2003, houve um aumento significativo de interesse na pelo cinema infantil, não só do público como também do ponto de vista da produção. Nos primeiros anos, o festival não contava com estreias nacionais para o público infantil, por exemplo. Há pelo menos seis anos, temos ao menos uma estreia nacional a cada edição”, declarou Carla Camurati, diretora do evento ao lado de Carla Esmeralda, em comunicado oficial.
Para informações sobre a programação completa, horário e local das sessões, acesse o site oficial do FICI (www.festivaldecinemainfantil.com.br).