A oito meses da estreia da última parte da trilogia O Hobbit, o diretor Peter Jackson usou sua página oficial no Facebook para anunciar a alteração do título do longa. Segundo ele, "'Lá e de Volta Outra Vez' (There and Back Again) parecia o nome ideal para a segunda parte da saga sobre a retomada de Erebor [...]. No entanto, com a transformação do projeto em trilogia, esta ideia perdeu o sentido - Bilbo já esteve 'lá' em A Desolação de Smaug."
Após uma exibição do primeiro corte do novo filme na semana passada, Jackson e Warner Bros chegaram a uma decisão sobre a mudança e O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez passa a se chamar O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos.
Peter Jackson, que atualmente trabalha na edição do longa e na finalização da versão estendida de A Desolação de Smaug - com 25 minutos inéditos -, finalizou afirmando que a nomenclatura "Lá e de Volta Outra Vez" pode vir a ser utilizada em um box contendo os três filmes, já que trata de toda a aventura de Bilbo (Martin Freeman).
O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos estreia no Brasil em 11 de dezembro.