por João Vitor Figueira
Sofia Coppola está perto de dirigir seu primeiro trabalho de grande apelo popular. A cineasta está negociando com as produtoras Universal Pictures e Working Title para assumir o comando de um filme com atores inspirado no conto da Pequena Sereia.
Coppola alcançou prestígio internacional com o drama Encontros e Desencontros, que lhe rendeu o Oscar de melhor roteiro original e uma indicação à estatueta de melhor direção. Seu trabalho mais recente foi Bling Ring: A Gangue de Hollywood. A julgar pela filmografia da diretora, aceitar trabalhar em A Pequena Sereia representaria uma mudança na carreira de Coppola, que sempre fez filmes mais voltados para as audiências mais adultas.
O conto de fadas sobre uma bela sereia que faz um pacto com uma bruxa dos mares para ganhar um par de pernas e buscar o amor de um príncipe foi escrito pelo autor dinamarquês Hans Christian Anderssen e publicado em 1837. Em 1989, a história foi adaptada para os cinemas pela disney, na animação A Pequena Sereia, que venceu o Oscar de melhor canção e melhor trilha sonora.
Inicialmente, o novo A Pequena Sereia teria Joe Wright como diretor, mas atualmente o cineasta está ocupado com as filmagens de outro longa baseado em uma história infantil, a aventura Pan, sobre as origens de Peter Pan. Wright e Kelly Marcel trabalharam numa primeira versão do roteiro, que agora será reescrito por Caroline Thompson, de Edward Mãos de Tesoura. Ainda não há data prevista para estreia.