por Taiani Mendes
Solomon Northup era um negro livre, pai de família, trabalhador. Sequestrado e vendido como escravo, enfrentou uma rotina de humilhações e violência, sem nunca ser ouvido. História real narrada em livro, 12 Anos de Escravidão virou filme por Steve McQueen e conquistou público, crítica e dezenas de prêmios. Mais importante que isso, por seu valor histórico será exibido em todas as escolas públicas dos Estados Unidos. É o cinema contribuindo com a educação. Assim é possível adquirir conhecimento histórico e formar plateias, despertando nos estudantes o interesse pela sétima arte.
Muitos dos leitores devem ter assistido a 1492 - A Conquista do Paraíso, Mauá - O Imperador e o Rei, A Lista de Schindler, Diários de Motocicleta ou O Dia que Durou 21 Anos no colégio. Acreditando no potencial deste tipo de iniciativa, o AdoroCinema pergunta na Enquete da Semana: Quais filmes deveriam fazer parte das grades curriculares das escolas brasileiras?
Vote em quantas opções quiser e justifique sua(s) escolha(s). Tem alguma outra sugestão? Deixe nos comentários. O resultado será divulgado na próxima quarta-feira, 5 de março, e as melhores observações serão destacadas na notícia.
Participe!