por Lucas Salgado
E o mundo perde seu primeiro caça-fantasmas...
Harold Ramis faleceu nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, aos 69 anos. O ator, diretor e roteirista estava em Chicago, nos Estados Unidos, cidade onde nasceu e para onde voltou (após um período em Los Angeles) no auge de sua fama, após o lançamento de Feitiço do Tempo.
Ele é conhecido pelo papel do Dr. Egon Spengler em Os Caça-Fantasmas e Os Caça-Fantasmas 2, e ainda atuou em produções importantes como Melhor É Impossível e Ligeiramente Grávidos.
Antes de estrear como ator, se destacou como roteirista em Clube dos Cafajestes. Ele também escreveu Recrutas da Pesada e os dois Ghostbusters no início dos anos 80, quando começou a se dedicar ao trabalho de diretor. Realizou os sucessos Férias Frustradas, Feitiço do Tempo e Máfia no Divã.
Seus últimos longas (A Máfia Volta ao Divã, A Sangue Frio e Ano Um) não repetiram o desempenho dos filmes citados nas bilheterias, mas Ramis ainda conseguiu se dar bem nas telinhas, realizando diversos episódios da série The Office.
Harold Ramis morreu em decorrência de uma vasculite inflamatória auto-imune. Ele vinha lutando com problemas de saúde desde 2010, mas por muito tempo esteve envolvido com o projeto de Os Caça-Fantasmas 3. Foi casado duas vezes, com Anne Ramis (entre 67 e 84) e Erica Mann (de 89 até agora). Deixa três filhos.