por João Vitor Figueira
Wagner Moura está prestes a dar mais uma prova de sua versatilidade na frente das câmeras. Em entrevista concedida ao jornal O Globo durante sua estadia na capital da Alemanha para divulgar o filme Praia do Futuro, em competição no Festival de Berlim, o ator revelou um de seus próximos projetos.
Moura vai interpretar o famoso palhaço Bozo, personagem que marcou época na televisão brasileira na década de 80. Daniel Rezende, que trabalhou como montador em Cidade de Deus, A Árvore da Vida e Robocop, fará sua estreia como diretor neste longa-metragem. O roteiro foi escrito por Luiz Bolognesi, responsável pelo texto de As Melhores Coisas do Mundo.
"O roteiro [...] vai ser focado num dos caras que fizeram o Bozo e que tem uma história extraordinária. Hoje ele é pastor. E o Bolognesi colocou dois conflitos: um de um sujeito que fica famoso com a cara de um palhaço, nunca é ele mesmo; e a história da relação desse sujeito com o filho, porque o ator do Bozo ficou uma época superdoido, usava drogas, e ainda assim animava todas as crianças, menos o próprio filho", afirmou Moura sobre o filme, que ainda não tem título definido.
Vários atores interpretaram o palhaço na TV, incluindo Wandeko Pipoca, Luís Ricardo e Arlindo Barreto. Quem terá sua vida retratada através da atuação de Wagner Moura será Barreto, que atualmente é pastor evangélico e costuma contar em púlpitos de todo o Brasil o seu testemunho dos tempos em que vivia o Bozo.
Wagner Moura também falou sobre seu próximo projeto com José Padilha, que dirigiu o Capitão Nascimento em Tropa de Elite e Tropa de Elite 2. Os dois vão retomar a parceria em um filme ambientado na Tríplice Fronteira (fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai) com uma história sobre crime internacional.