por João Vitor Figueira
Eddie Murphy tinha apenas 23 anos quando, ainda em começo de carreira, interpretou um dos papéis mais marcantes de sua trajetória artística, o detetive Axel Foley em Um Tira da Pesada (1984). O filme ganhou duas sequências que ajudaram a projetar o ator como um dos nomes de destaque do cinema hollywoodiano nas décadas de 1980 e 1990.
Em julho, Murphy foi confirmado em Um Tira da Pesada 4. Agora, o filme acaba de contar com mais um reforço, desta vez, por trás das câmeras: O prestigiado Jerry Bruckheimer, que deixou a Disney após o fracasso de O Cavaleiro Solitário e assinou com a Paramount Pictures, irá cuidar da produção do Um Tira da Pesada 4. Bruckheimer já trabalhou em quase 100 produções, entre filmes (incluindo os quatro da série Piratas do Caribe) e séries (CSI: Investigação Criminal, entre outras). Além disso, o produtor é um velho conhecido da Paramount, pois esteve responsável pelos dois primeiros filmes da franquia Beverly Hills Cop (título original).
Brett Ratner (que atualmente está dirigindo a aventura Hercules: The Thracian Wars, com Dwayne Johnson no papel-título) está escalado para a função de diretor. As filmagens devem começar assim que o cineasta cumprir seus compromissos no filme sobre o semideus grego. O roteiro de Um Tira da Pesada 4 ainda está em desenvolvimento. "É uma reinvenção", afirmou Ratner em entrevistas antigas. "Eu vou reapresentar [o personagem Axel Foley] para os espectadores atuais. Eu vou pegar o melhor dos dois primeiros filmes e colocar neste novo", prometeu o cineasta.
Outra sequência
Bruckheimer (centro) ao lado de Johnny Depp e Tom Cruise em julho deste ano, ao receber sua estrela na calçada da fama de Hollywood
Jerry Bruckheimer também foi escalado pela Paramount para cuidar de outra sequência, o aguardado Top Gun 2. Ainda não existem previsões à respeito do início das filmagens, mas o estúdio quer retomar o projeto que ficou parado após a morte de Tony Scott. Como o astro Tom Cruise ainda deve levar um tempo até completar Missão Impossível 5, que ainda nem entrou em fase de pré-produção e estreia só em 2015, pode ser que o novo filme do piloto Maverick demore um bom tempo até pousar nas salas de cinema. Aos fãs, resta esperar.