por Roberto Cunha, em São Paulo
Dois filmes com traços orientais distintos temperaram o sétimo dia de Mostra SP, sendo um deles da China, protagonizado pelo astro Jet Li, e outro, do Brasil, sobre um filho de japoneses em busca de sua identidade. Veja um panorama rápido dos filmes e as próximas sessões! Programe-se!
Regular :/ Espadas Voadoras - No período da Dinastia Ming, duas forças de combate (Leste e Oeste) vivem se enfrentando na China. Durante o resgate de uma jovem perseguida pelo grupo inimigo, o procurado agente Zhao (Jet Li), do Oeste, acaba se expondo e acendendo uma antiga rixa entre ele o poderoso líder Yu, do Leste. É quando se aproxima uma forte tempestade de areia, que revelará um imenso tesouro perdido, reunindo no mesmo lugar as duas forças inimigas e ainda um bando de mercenários, sanguinários e loucos pela fortuna. Lançado no Brasil diretamente no mercado de vídeo com o título de O Retorno do Dragão - A Cidade Perdida (2011), esse filme de Tsui Hark teve orçamento de US$ 35 milhões e seu visual impressiona sob vários aspectos, entre eles os figurinos e alguns cenários. Cheio de lutas corporais, coreografias insanas e humor, que deve agradar os fãs do gênero, seus maiores golpes baixos foram o tamanho (longo demais), edição (bem confusa) e alguns efeitos especiais toscos, que poderiam ter sido evitados para garantir o impacto já alcançado por outros.
Premiações & Festivais
Festival de Berlim 2012 - Filme de abertura
Asian Awards Film 2012 - Dois prêmios (figurino e efeitos visuais) e mais seis indicações
Beijing Student Film Festival 2012 - Duas indicações
Brussels International Festival of Fantasy Film 2012 - Uma indicação
Chlotrudis Awards 2013 - Uma indicação
Golden Horse Film Festival 2012 - Um prêmio e duas outras indicações
Hong Kong Film Awards 2012 - Cinco prêmios e outras oito indicações
Hong Kong Film Critics Society Awards 2012 - Indicação e prêmio
Hundred Flowers Awards 2012 - Quatro indicações
Onde e quando
27/10 - 15:00 - Cinemateca Sala Petrobras
31/10 - 15:00 - Cine Olido
Bom :) Estação Liberdade - Mario, filho de japoneses imigrantes, demonstra claros sinais de dificuldade de relacionamento e sua esposa não cansa de reclamar desta característica do marido. Seu dia a dia é pura monotomia. Fala pouco, parece ouvir menos ainda. Sem saber entender uma palavra do idioma de sua família, ele recebe uma carta do Japão, cheia de ideogramas indecifráveis, deixando-o ainda mais desconectado do mundo. Na volta para casa, Mário desce do último trem noturno na Estação Liberdade, tradicional bairro oriental de São Paulo, carregando com a mensagem misteriosa. É quando ele começa uma enigmática jornada em busca da sua própria identidade, encontrando pelo caminho personagens de todos os tipos. Premiado com o documentário Motoboys - Vida Louca, na 27ª edição da Mostra SP, Caíto Ortiz retorna para esta edição com seu terceiro longa, o primeiro de ficção. Estação Liberdade é um drama com um climão de mistério interessante, bom tratamento visual e até um leve flerte (na edição) com Réquiem para um Sonho. O roteiro foi escrito pelo cineasta com o apoio de outras seis mãos, entre elas a do parceiro Giuliano Cedroni, e buscando coerência com o protagonista de poucas palavras, quase não tem diálogos, usando imagens e situações para envolver o espectador. Selecionado entre os 10 filmes do programa Encontros com o Cinema Brasileiro, da ANCINE, não é um título de fácil entendimento para o grande público, mas está longe de ser uma obra daquelas admiradas por poucos e vista por menos pessoas ainda.
Onde e quando
30/10 - 17:20 - Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 1
31/10 - 21:50 - Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 5
Para saber mais sobre a Mostra, clique nos links abaixo ou veja críticas e panoramas dos filmes exibidos.
LEIA MAIS
O filme A Farra do Circo revela o desbunde do Circo Voador na Mostra SP
Mostra SP: A comédia romântica El Critico encanta e diverte
The Lunchbox é uma gostosa comédia romântica da Mostra SP
O filme Olhos Frios surpreende na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Eduardo Coutinho e Park Chan-Wook vão debater com o público na Mostra SP
O filme coreano Confissão de Assassinato é ação do começo ao fim
Diretores premiados estão na seleção do Ciclo de Filmes Chineses
Tensão e sedução temperam o radioativo Grand Central
Começa a 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Marina Person indica os filmes imperdíveis da Mostra Internacional de Cinema São Paulo
37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo já está com ingressos à venda
Divulgados os filmes da 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Inside Llewyn Davis, dos irmãos Coen, abrirá a Mostra de São Paulo