por Roberto Cunha, em São Paulo
O sexto dia rendeu pouco em temos de quantidade, porém a qualidade falou mais alto. Afinal, dois países bem diferentes tinham algo em comum nos dois títulos exibidos: o bom humor. Veja um rápido panorama sobre eles e aproveite as dicas das futuras sessões. Programe-se!
\0/ Surpresa - El Critico (Argentina) - Victor (Rafael Spregelburd) é um crítico de cinema ferrenho. Para ele, a sétima arte está morta, com produções "cada vez mais e mais menos originais". O que ele não percebe é que seu hábito de falar mal dos filmes acabou passando para sua vida. Um dia, por obra do acaso, ele conhece a bela Sofia (Dolores Fonzi), mulher que gosta de histórias comuns e não vê a menor graça nos grande clássicos do cinema. Conforme ele vai se envolvendo com ela, sua vida se transforma aos poucos no gênero que mais costuma destruir nos textos do jornal: a comédia romântica. Agora, resta ele saber se terá um final feliz ou não. El Critico é o primeiro longa de Hernán Guerschuny, que também produziu e fez o roteiro. Esse, por sinal, tem grandes chances de agradar o público, pois usa e abusa do humor sarcástico de seu protagonista para fazer rir e refletir sobre o jeito de se levar a vida. Cheio de citações cinematográficas, que vão de Frank Capra a James Cameron, o filme tira deliciosos sarros das fórmulas existentes (ou não) para se fazer um sucesso, e é com elas que constrói uma trama bem bolada e bem humorada, sobre um cara que é puro mau humor. Spregelburd, para quem não lembra, é o mesmo ator do premiado O Homem do Lado (2009). Imperdível! ;)
Prêmios
Festival de Cinema Independente de Buenos Aires (BAFICI 2013) - Exibido na Seleção Oficial
Onde e quando
25/10 - 19:00 - CineUsp - Mindlin
26/10 - 14:00 - Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 4
27/10 - 19:30 - Cinemateca Sala Petrobras
El Crítico
\0/ Surpresa - Querida Courtney (Alemanha) - Paul Thomas (Jonas Nay) tem 18 anos e é louco de paixão por Saskia (Sina Tkotsch) desde que era um moleque. Ciente do lado groupie da gata dos sonhos, ele não para de fazer músicas para ela e sempre sem êxito. Em 1991, depois de ter enviado uma fita demo para uma famosa gravadora, ele se surpreende ao ouvir a canção "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana. Com o Nevermind decolando e o grupo fazendo uma turnê pela Alemanha, Paul quer falar de direitos autorais com o cantor Kurt Cobain e para isso tem um plano muito doido criado por seu empresário. Enquanto isso, convencida que o apaixonado pode ficar famoso, Saskia começa a se jogar para cima dele, mas Paul conhece outra garota durante essa "missão" e assim começa a ter dúvidas se o que ele sente é realmente amor ou apenas um sonho nunca concretizado. Com apenas um curta e um média-metragem na carreira, Rolf Roring estreia seu primeiro longa na Mostra SP e revela uma comédia inusitada, divertida, bem editada e bastante sonora, com diretiro a Mudhoney na trilha. Tem mais uma sessão antes da repescagem. Se liga na dica! Vai que não entra... ;)
Onde e quando
31/10 - 17:45 - Reserva Cultural 1
Clique e veja as críticas ou panoramas dos filmes exibidos na Mostra SP
LEIA MAIS
The Lunchbox é uma gostosa comédia romântica da Mostra SP
O filme Olhos Frios surpreende na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Eduardo Coutinho e Park Chan-Wook vão debater com o público na Mostra SP
O filme coreano Confissão de Assassinato é ação do começo ao fim
Diretores premiados estão na seleção do Ciclo de Filmes Chineses
Tensão e sedução temperam o radioativo Grand Central
Começa a 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Marina Person indica os filmes imperdíveis da Mostra Internacional de Cinema São Paulo
37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo já está com ingressos à venda
Divulgados os filmes da 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Inside Llewyn Davis, dos irmãos Coen, abrirá a Mostra de São Paulo