por Francisco Russo
Domingos Oliveira é uma figuraça! O veterano diretor roubou a cena nesta sexta-feira ao apresentar ao público de Gramado seu filme mais recente, a comédia Primeiro Dia de um Ano Qualquer. Bem humorado, ele até mesmo contou uma piada para entreter a plateia, o que já criou um clima propício para o filme leve que viria a seguir.
Rodado inteiramente na casa da atriz Maitê Proença, que também veio a Gramado, o longa-metragem acompanha um grupo de amigos que passou junto o reveillon. Com cerca de 20 personagens, vários deles interpretados por atores recorrentes na filmografia de Domingos, como Priscilla Rozenbaum, Ricardo Kosovski e Dedina Bernadelli, a história segue o clima filosófico e verborrágico que caracteriza boa parte dos trabalhos do diretor, com a diferença que em Primeiro Dia de um Ano Qualquer as subtramas são bastante soltas e, em alguns casos, até mesmo desinteressantes. Entretanto, o maior problema do longa-metragem é no aspecto técnico, com falhas graves tanto na edição quanto na fotografia.
Na coletiva do filme realizada na manhã de hoje, Domingos Oliveira aproveitou a oportunidade para disparar contra as recentes comédias do cinema brasileiro. "Dizem que o cinema brasileiro vai bem. Não é verdade. O cinema brasileiro vai muito mal. São filmes de baixa qualidade. Não consigo assisti-los até o final, são muito chatos." O diretor falou ainda sobre a importância do cinema como função social. "O bom filme é aquele que ajuda o espectador a viver melhor e ensina coisas que as pessoas não sabem."
O crédito da foto utilizada nesta notícia é da Edison Vara Press Photo.
LEIA MAIS:
Até que a Sbornia nos Separe aposta em ícone cultural de Porto Alegre
Marco Ricca e Dira Paes estrelam o divertido Os Amigos
Maria de Medeiros exibe filme sobre a tortura na ditadura brasileira
Lima Duarte e Hermano Penna são homenageados pelos 30 anos de Sargento Getúlio
Betse de Paula mostra quem é Sebastião Salgado
Entrevista exclusiva com Irandhir Santos, Jesuíta Baronosa e Rodrigo Garcia, de Tatuagem
Tatuagem surpreende com retrato teatral gay durante a ditadura
Wagner Moura descarta Tropa de Elite 3
Leandra Leal, João Miguel e Júlio Andrade brilham em Éden
Wagner Moura dedica a premiação aos filhos de Amarildo
Bruno Barreto defende indicação ao Oscar para Glória Pires
Glória Pires é aplaudida de pé em homenagem na abertura do festival