
por Francisco Russo
A noite do sexto dia do Festival de Gramado foi atípica, já que contou com a exibição de dois filmes brasileiros e nenhum latino. O primeiro deles foi Os Amigos, novo trabalho da diretora Lina Chamie com o ator Marco Ricca, com quem já havia trabalhado anteriormente em A Via Láctea. A dupla compareceu em Gramado para promover o longa-metragem, que dividiu bastante a opinião da crítica especializada.
A história acompanha a vida de Téo (Ricca), um homem entristecido devido ao recente falecimento do melhor amigo de infância e também por já estar sozinho há algum tempo. Sua melhor amiga é Majú (Dira Paes), mãe de duas crianças e atualmente separada, que tenta levantar o ânimo dele ao servir de cupido.
Apesar da trama aparentemente simplória, Os Amigos conta com diálogos inspirados para contar a história de um homem comum, que simplesmente vive um momento de baixa na vida, mas sem jamais perder a esperança por dias melhores. Um dos destaques é a inusitada e deliciosa conversa entre Téo e um garoto em uma loja de brinquedos, sobre qual seria o boneco de super-herói que deveria ser comprado para dar de presente.
Com Alice Braga, Caio Blat, Rodrigo Lombardi e Fernando Alves Pinto aparecendo em pequenas pontas que soam como participações afetivas, Os Amigos tem previsão de lançamento no circuito comercial para o início de 2014.
O crédito da foto utilizada nesta matéria é da Edison Vara Press Photo.
LEIA MAIS:
Até que a Sbornia nos Separe aposta em ícone cultural de Porto Alegre
Maria de Medeiros exibe filme sobre a tortura na ditadura brasileira
Lima Duarte e Hermano Penna são homenageados pelos 30 anos de Sargento Getúlio
Betse de Paula mostra quem é Sebastião Salgado
Entrevista exclusiva com Irandhir Santos, Jesuíta Baronosa e Rodrigo Garcia, de Tatuagem
Tatuagem surpreende com retrato teatral gay durante a ditadura
Wagner Moura descarta Tropa de Elite 3
Leandra Leal, João Miguel e Júlio Andrade brilham em Éden
Wagner Moura dedica a premiação aos filhos de Amarildo
Bruno Barreto defende indicação ao Oscar para Glória Pires
Glória Pires é aplaudida de pé em homenagem na abertura do festival