por Francisco Russo
Betse de Paula e sua equipe apresentam Revelando Sebastião Salgado @ Edison Vara Press Photo
O quarto dia do Festival de Gramado deixou de lado as ficções para exibir o único documentário presente na mostra competitiva brasileira: Revelando Sebastião Salgado. Dirigido por Betse de Paula, atualmente em cartaz nos cinemas com Vendo ou Alugo, o longa-metragem é resultado de uma visita de apenas três dias à casa do fotógrafo em Paris, ocorrida entre os dias 8 e 10 de fevereiro de 2012.
"Tanto quem critica quanto quem gosta não conhecia o Sebastião Salgado", declarou Betse de Paula na coletiva realizada hoje à tarde. "Minha ideia era revelar quem era o Sebastião Salgado, mostrar como era seu processo de trabalho e como ele faz para fazer estas fotos."
Bastante didático, o documentário cumpre sua função de apresentar o personagem, mas tem como mais interessante as curiosidades que surgem em meio aos depoimentos, como a obsessão do fotógrafo por ter tudo muito bem organizado e a linha mestra de seus livros. Em meio às belíssimas fotos que surgem em cena e alguns episódios interessantes que vivenciou, o filme peca justamente por sequer tocar na questão polêmica sobre as críticas que ele volta e meia recebe de que explora a miséria em seu trabalho. Ou seja, trata-se de um filme de apresentação sobre quem é Sebastião Salgado sem jamais contestá-lo. Algo que a própria diretora admitiu na coletiva de imprensa.
"Estava em uma situação que não era 100% confortável. Se ficasse criando polêmica ali para ele me dizer 'acabou a sua hora' era mole. Além disto, não era este o meu objetivo. Queria mostrar aquela pessoa que quase foi doutor em economia, largou tudo e passa anos fazendo um trabalho."
Betse confirmou ainda que sua intenção não é lançar Revelando Sebastião Salgado nas salas de cinema, devido às dificuldades existentes no circuito comercial. O filme será exibido no Canal Brasil e lançado em DVD, mas ainda não existe uma data prevista para ambos.
LEIA MAIS:
Entrevista exclusiva com Irandhir Santos, Jesuíta Baronosa e Rodrigo Garcia, de Tatuagem
Tatuagem surpreende com retrato teatral gay durante a ditadura
Wagner Moura descarta Tropa de Elite 3
Leandra Leal, João Miguel e Júlio Andrade brilham em Éden
Wagner Moura dedica a premiação aos filhos de Amarildo
Bruno Barreto defende indicação ao Oscar para Glória Pires
Glória Pires é aplaudida de pé em homenagem na abertura do festival