por Lucas Salgado
Depois de muita indefinição nos últimos anos, finalmente Rio, Eu Te Amo vai sair da gaveta. O longa começa a ser rodado hoje, 6 de agosto, no Rio de Janeiro. As primeiras filmagens serão realizadas no Theatro Municipal e irão reunir o diretor Carlos Saldanha e os atores Rodrigo Santoro e Bruna Linzmeyer.
Até o final de semana, será gravado o segmento dirigido pelo coreano Im Sang-soo, que contará com as presenças de Tonico Pereira e Roberta Rodrigues. Ao lado de produtores, os dois diretores e os quatro atores citados se reuniram com a imprensa carioca para anunciar o início da produção nesta segunda-feira (5). "O filme é feito de segmentos de até sete minutos abordando o tema do amor, cada um deles por um diretor", destacou o produtor Leonardo M. Barros, da Conspiração Filmes.
Além de Saldanha e Sang-soo, José Padilha, Fernando Meirelles, Nadine Labaki, Guillermo Arriaga, Stephan Elliott, Andrucha Waddington e outros dois nomes, que ainda não fecharam contrato, são os diretores dos episódios. Além deles, Vicente Amorim assume a responsabilidade de ser o diretor de transições. "É um enorme desafio. O grande objetivo das transições é dar unidade ao filme. Os diretores têm total liberdade estética e artística, e eu tenho que fazer essas histórias diferentes conversarem entre si", afirmou Amorim.
Em seu terceiro trabalho sobre a Cidade Maravilhosa, Carlos Saldanha e Rodrigo Santoro, que também estiveram em Rio e Rio 2, falaram sobre o projeto. O ator, nascido em Petrópolis, lamentou não ter tido muito tempo para se preparar para o personagem, mas espera se sair bem no papel de um bailarino profissional que se apresenta no Theatro Municipal do Rio. Sobre a cidade, ele destacou: "Eu sou um amante do Rio. É uma cidade que te abraça." Por sua vez, Saldanha, um carioca radicado nos Estados Unidos, revelou que é apaixonado pelo centro da cidade e que optou pelo Theatro por se tratar de "um joia no meio do universo cinza do centro."
Conhecido pelos intensos dramas A Empregada e O Gosto do Dinheiro, Im Sang-soo também falou sobre sua expectativa para o novo projeto. Ele surpreendeu os produtores ao decidir filmar em português um segmento romântico estrelado por Pereira e Rodrigues. O cineasta deseja descobrir o Rio agora que está aqui, uma vez que admitiu não saber nada sobre a cidade. "O único conhecimento que tenho do Rio foi a partir de O Homem do Rio, com Jean-Paul Belmondo, que vi quando jovem. Além disso, quando tinha 20 anos, o clube mais quente de Seul se chamava Copacabana", brincou Sang-soo.
Mais novo filme da franquia Cities of Love, que já rendeu Paris, Te Amo e Nova York, Eu Te Amo, Rio, Eu Te Amo ainda não possui previsão de lançamento. A intenção dos realizadores e concluir as gravações de todos os episódios até outubro.
Fotos: Rogério Resende/Divulgação