Velozes & Furiosos 9 chega aos cinemas de todo o país na próxima quinta-feira (24), e é um dos filmes mais esperados do ano. A saga de Dom Toretto costuma se sair bem nas telonas nacionais, atraindo os fãs brasileiros graças à mistura de carros, cenas de ação insanas e o elenco encabeçado por Vin Diesel. Vale lembrar que Velozes & Furiosos 8 foi visto por mais de 8 milhões de pessoas no Brasil — e mesmo com a pandemia do coronavírus, o novo filme já está quebrando recordes de bilheteria no exterior.
Entretanto, sabia que nem sempre os protagonistas estiveram nos filmes da série e, mesmo quando marcaram presença, seus personagens passaram por mudanças importantes. Confira abaixo uma retrospectiva deles na franquia Velozes & Furiosos!
Como eram os atores de Velozes & Furiosos em seus primeiros trabalhos na carreira?Velozes & Furiosos
Considerado uma espécie de refilmagem não-oficial de Caçadores de Emoção, estrelado por Patrick Swayze e Keanu Reeves, o primeiro filme da série, Velozes & Furiosos (2001), situava Vin Diesel e Paul Walker como antagonistas que possuíam uma paixão em comum: carros. Foi por isso que o policial Brian O'Conner (Walker) trabalhava infiltrado em uma gangue de corrida de ruas de Los Angeles, liderada por Dominic Toretto (Diesel). Seu objetivo era descobrir se Toretto tinha algo a ver com o roubo de equipamentos eletrônicos e, é claro, acabar com o negócio ilegal. Só que, ao longo do filme, o clima de competitividade e de amizade entre eles cresceu cada vez mais e O'Conner acabou se envolvendo com a irmã de Toretto, Mia (Jordana Brewster).
+ Velozes + Furiosos
Sem Vin Diesel, + Velozes + Furiosos (2003) é centrado no personagem de Paul Walker. A nova aventura traz Brian O'Conner fora da polícia, por ter ajudado Toretto a escapar no final do filme anterior. Entretanto, ele é obrigado a participar de uma nova missão, na qual precisa se infiltrar no crime organizado de Miami para investigar uma possível lavagem de dinheiro. É neste filme que entra em cena Roman Pearce (Tyrese Gibson) e Tej (Ludacris), que viraram figuras recorrentes na franquia.
Velozes & Furiosos 20 Anos: 9 atores que quase integraram o elenco do primeiro filme da franquiaVelozes & Furiosos - Desafio em Tóquio
Sem Paul Walker e com Vin Diesel apenas aparecendo em uma ponta após os créditos finais, Velozes & Furiosos - Desafio em Tóquio (2006) traz um cenário novo para o universo das corridas de rua: Tóquio. É lá que acontecem as disputas de drift, uma mistura de derrapagem e velocidade. O personagem principal da história é o adolescente Sean Boswell (Lucas Black), que não apareceu nos filmes seguintes da franquia mas está confirmado em Velozes & Furiosos 9. Quem surge neste episódio e virou um personagem recorrente nos demais longas-metragens é Han (Sung Kang), que supostamente morreu na produção mas voltará em F9.
É também o primeiro filme na saga do diretor Justin Lin, que viria a comandar outros quatro capítulos da franquia, incluindo F9 e, possivelmente, o décimo e último filme, que será dividido em duas partes. Há quem diga que a nova produção será um prelúdio para Desafio em Tóquio 2.
Velozes & Furiosos 4
É em Velozes & Furiosos 4 (2009) que Vin Diesel e Paul Walker voltam a ser os protagonistas da série. Vivendo na República Dominicana ao lado da namorada Letty (Michelle Rodriguez), Dom resolve fugir do país para escapar do FBI. É quando reencontra Brian O'Conner, que o ajuda a se vingar de um traficante de drogas que, supostamente, teria matado Letty — mais detalhes no sexto filme da série, abaixo.
Velozes & Furiosos: Intérprete de Mia revela qual é o pior filme da franquia de Vin DieselVelozes & Furiosos 5 - Operação Rio
Nasce o conceito da "família" em torno de Dominic Toretto. Velozes & Furiosos 5 - Operação Rio (2011) começa com o personagem de Vin Diesel sendo salvo da prisão em um ousado resgate sobre rodas comandado por Brian e Mia, com direito à capotagem espetacular de um ônibus! A trupe logo se manda para o Rio de Janeiro, onde acredita que poderá levar uma vida tranquila. Entretanto, na cidade maravilhosa, eles se envolvem com Hernan Reis (Joaquim de Almeida), que controla a cidade a partir de várias operações ilegais, e também com o agente Luke Hobbs (Dwayne Johnson), que está decidido a capturar Toretto e sua trupe a qualquer custo. Em meio a fuga de bandidos e policiais, a gangue liderada por Diesel ainda encontra tempo para roubar um cofre pertencente a Reis, que contém US$ 100 milhões.
Velozes & Furiosos 6
Milionários, os integrantes da "família" de Toretto se espalharam ao redor do planeta em Velozes & Furiosos 6 (2013). Brian acabou de ter um filho com Mia e agora leva uma vida tranquila nas ilhas Canárias, assim como Dom. Só que Hobbs — o vilão que vira mocinho — ressurge em sua vida com uma revelação surpreendente: Letty está viva e pertence a uma organização de mercenários sobre rodas liderada por Owen Shaw (Luke Evans). Querendo reencontrá-la, Toretto aceita ajudar Hobbs em troca do perdão judicial para ele e todos os integrantes de sua gangue.
Velozes & Furiosos 7
Velozes & Furiosos 7 (2015) é ambientado depois dos eventos de Londres do filme anterior. Apesar de terem suas chances de voltar para os Estados Unidos e recomeçarem suas vidas, a tranquilidade de Toretto, O'Conner e os demais é interrompida por Deckard Shaw (Jason Statham), um assassino profissional quer vingança pelo que aconteceu com seu irmão Owen.
Foi o último filme de Paul Walker, que morreu tragicamente durante as filmagens. Além de uma música em sua homenagem (cantada por Vin Diesel diversas vezes na turnê de divulgação!), Walker também ganhou cenas emocionantes em que o personagem foi recriado digitalmente com a ajuda dos irmãos do ator.
Velozes & Furiosos é a 7ª maior franquia da história do cinema: veja quais são as Top 10Velozes & Furiosos 8
Sem Paul Walker mas com algumas homenagens a ele, Velozes & Furiosos 8 (2017) foi responsável por uma rixa na "família" de Toretto. Dom e Letty estão curtindo a lua de mel em Havana, mas a súbita aparição de Cipher (Charlize Theron) atrapalha os planos do casal. Ela arma um plano para chantagear Dom, de forma que ele traia seus amigos e passe a ajudá-la a obter ogivas nucleares. Assim, o Sr. Nobody (Kurt Russell) convoca Deckard Shaw para trabalhar com Hobbs e sua equipe para rastrear Dom e derrubar Cipher. O filme introduz a Dame Helen Mirren à franquia Fast and Furious.
Hobbs & Shaw
A franquia ganhou mais um spin-off sem Toretto e a equipe principal, graças à popularidade dos personagens de Dwayne Johnson e Jason Statham. Hobbs & Shaw (2019) segue os dois se unindo para derrubar o vilão cibergeneticamente aprimorado, Brixton (Idris Elba), e impedir uma ameaça biológica que pode mudar a humanidade para sempre. O filme ainda apresenta a irmã de Shaw, Hattie (Vanessa Kirby), assim como a família estendida de Hobbs em Samoa.
Velozes & Furiosos 9
Velozes & Furiosos 9 (2021) vai acompanhar Dom seguindo uma vida pacata ao lado de Letty e seu filho Brian. Mas a calmaria acaba com a chegada do irmão desaparecido de Dom: Jakob (John Cena), que tem uma rixa com Toretto, apesar de nunca ter sido mencionado na franquia. Assassino treinado e um excelente motorista, ele está trabalhando ao lado de Cipher. Para enfrentá-los, Toretto vai precisar reunir sua equipe novamente, inclusive Han, que todos acreditavam estar morto. O filme ainda promete levar os personagens para o espaço.
Velozes & Furiosos 9 estreia marcada para o dia 24 de junho no Brasil, e as reações dividem opiniões. Confira onde assistir a todos os outros filmes da franquia.
Velozes & Furiosos 9: Vin Diesel acredita que Paul Walker "enviou" John Cena para interpretar irmão de Toretto (Entrevista)