por Roberto Cunha, em Cannes
Depois da exibição do filme Behind the Candelabra, os atores Matt Damon, Michael Douglas, o diretor Steven Soderbergh e o produtor Jerry Weintraub, foram direto para a coletiva de imprensa, que também acontece no Palácio dos Festivais. Veja como foi a conversa!
QUEM FOI VALENTINO LIBERACE?
Brincando com idade dos outros na mesa, o produtor Jerry Weintraub disse que era o único na mesa velho o suficiente para ter conhecido o pianista em carne e osso. "Ele era um cara fantástico, sabia receber... Tinha esse segredo sobre a homossexualidade e tinha que esconder porque as mulheres eram loucas por ele". Douglas disse que tinha 12 anos quando o encontrou ao lado do pai (Kirk Douglas): "Tinha tantas jóias que brilhava ao sol. Ele é o pai de astros como Elton John, Lady Gaga...". O cineasta contou que era criança, não entendia muito bem o fascínio de sua família por ele e que pensou em fazer o filme na época de Traffic (2000).
MOMENTO DE EMOÇÃO
Sobre o convite para o personagem, Douglas disse que adorou na época e se emocionou ao lembrar que isso aconteceu após a sua luta contra o câncer. "O papel é maravilhoso e foi um presente para mim". Disse também que treinou bastante o movimento das mãos para a primeira (e muito boa) cena em que ele aparece ao piano. Damon contou que não tinha certeza se conseguiria fazer seu personagem, mas que confiava no instinto do diretor.
FILME GAY NÃO CONSEGUE DISTRIBUIDOR
Soderbergh contou que ouviu muitos dizerem que o interesse do filme seria somente de público gay e que o fato de estrear agora, durante esses avanços com o casamento de pessoas do mesmo sexo em 13 estados americanos e em outros países, é somente uma coincidência. Sobre o fato de ter sido produzido pela HBO é como a coisa que tem acontecido, é do momento e legal, porque já dá para saber que mais pessoas verão o filme. Douglas disse que o problema não era o fato do filme ser gay, mas sim porque o cinema independente sofre com os grandes projetos.
PARCEIROS ANTIGOS, NOVAS ROTINAS
Matt Damon lembrou que este era o sétimo trabalho com o diretor. Contou que foram 33 dias de filmagens, "o que é muito pouco para um filme de época", afirmando ainda que Steven mostrava tudo para eles no mesmo dia em um site. "De noite, eu podia ver o que fizemos durante o dia. Ter acesso a informações como essas quando se é ator é importante. Eu nunca tinha visto nada parecido". Michael aproveitou a deixa para informar que eles terminaram de filmar numa sexta-feira e na segunda-feira já tinha o primeiro corte.
DEITAR NA CAMA COM MICHAEL DOUGLAS
Um jornalista aproveitou o clima de descontração e perguntou para Matt Damon como foi compartilhar a cama com Douglas. O ator não pensou duas vezes e arrancou risadas da plateia - e da mesa - dizendo que agora tinha algo em comum com Sharon Stone, Demi Moore e Glenn Close. "Podemos sair e trocar histórias”, brincou.
SOBRE O BUMBUM FORA DE FOCO
No embalo da brincadeira, Damon falou que tinha feito um bronzeamento artificial brasileiro que o deixava com uma marca de fio dental no traseiro e aí falou para o diretor que seria legal mostrar isso. "Agora eu sei aonde colocar a câmera", disse o cineasta, provocando mais risos, acrescentando que Steven falou que "o bumbum estava bem grande na câmera, mas fora do foco". Mais risos.
O ÚLTIMO DA CARREIRA OU NÃO?
"Definitivamente, vou dar uma parada, não sei por quanto tempo. Não posso dizer se é o último ou não. Estou feliz, orgulhoso, este filme tem um conexão com meu primeiro, que também falava de duas pessoas em um quarto."
LEIA MAIS
Matéria Especial - Festival de Cannes 2013 - Fotos, Novidades & Informações
Crítica - O Grande Gatsby
Outras notícias
15/05 - Cannes 2013: Está começando a festa do cinema mundial
16/05 - Steven Spielberg reforça o momento de celebração
16/05 - Leonardo DiCaprio, Tobey Maguire e Baz Luhrmann falam sobre O Grande Gatsby
16/05 - Veja um panorama da primeira sessão de O Grande Gatsby e do longa Heli na competição
17/05 - Entrevista Exclusiva com Emma Watson
17/05 - Assistimos Bling Ring, Jeune & Jolie, Fruitvale Station e ainda Touch of Sin
17/05 - Emma Watson diz que Harry Potter faz parte do passado
17/05 - Entrevista exclusiva com Sofia Coppola
18/05 - The Past e Like Father, Like Son arrancam aplausos da plateia
19/05 - Público aplaude Jimmi P. e se diverte com Inside Llewyn Davis, dos irmãos Coen
19/05 - Curta brasileiro é aplaudido em competição paralela
20/05 - Cineasta brasileiro fala sobre seu filme na competição e o novo projeto
20/05 - O holandês Borgman intriga a plateia da competição oficial
20/05 - Entrevista exclusiva com James Caan
21/05 - Ação e comédia dramática marcam as sessões da competição oficial
21/05 - Matt Damon e Michael Douglas vivem os excessos e o brilho de Behind the Candelabra
22/05 - Inside Llewyn Lewis, dos irmãos Coen, aparece como favorito a Palma de Ouro