por Roberto Cunha (direto de Cannes)
Com todo o elenco ao seu lado, a cineasta Sofia Coppola conversou com a imprensa no começo da tarde desta quinta-feira, após seu filme Bling Ring: A Gangue de Hollywood abrir a mostra Um Certo Olhar. Estavam lá Emma Watson, Katie Chang, Israel Broussard,Taissa Farmiga e Claire Julien. Veja um rápido panorama do que foi falado.
A ORIGEM E O RESULTADO
Sofia Coppola conta que leu um artigo sobre o grupo que cometeu os crimes numa revista de variedades, não deu muita atenção na época, mas também viu que dava um bom filme. "Esse lado da fama não é familiar pra mim e tinha curiosidade em fazer do ponto de vista dos adolescente, de como isso os afetou", disse a cineasta, que de fato realizou um longa com uma linguagem de fácil assimilação para esse público.
NÃO É DOCUMENTÁRIO, MAS É REAL
Tentanto afastar o gênero, mas sem perder o poder do famigerado "baseado em fatos reais", a diretora frisou que alguns diálogos foram tirados de registros policiais, de vídeos de segurança com flagrantes e do que foi falado por eles durante entrevistas com ela. Esse foi o primeiro filme digital rodado por Coppola que acrescentou ser "o filme no estilo do mundo que estamos retratando, como uma colagem."
POR QUE LOS ANGELES?
A diretora não titubeou para lembrar que a cidade dos sonhos tem um papel central na cultura americana. "É o que vemos no filme: um mundo de celebridades, de reality shows. Não podia ter sido em outro lugar. Eles viviam perto destas estrelas".
NÃO ESTIMULAR O CRIME
Preocupada em não glamurizar os atos da gangue, que existiu na vida real, Coppola mudou o nome de todos os personagens. "Mudei para que os jovens não se tornassem mais conhecidos", acrescentando que se encontrou com alguns deles e ficou chocada com os detalhes dos roubos, como a louca ideia de levar o cachorro de Paris Hilton.
DA DOCE HERMIONE PARA A SONSA NICK
Emma Watson é uma "vítima" do (até então) mais famoso personagem de sua curta carreira e a doce Hermione da franquia Harry Potter não mediu esforços para começar um certo distanciamento. Até porque já deve ter respondido sobre isso um zilhão de vezes. "É estranho. Tenho a impressão que Harry Potter faz parte do passado. Não nego o trabalho que fiz há três ou quatro anos, a minha vida foi incrível", disse a jovem estrela, orgulhosa de agora interpretar personagens diferentes.
BANDIDOS "BONZINHOS"?!?
Ela ainda aproveitou para dar sua impressão sobre os personagens de agora, como a sua Nicki, que cá entre nós, é sonsa de montão. Ela acredita que na cabeça deles não era algo ruim invadir - e roubar - as casas dos famosos. "Eles queriam fingir por duas horas que eram Paris Hilton. Nem achavam que era um roubo. Às vezes só entravam nas casas para fazer festas", disse ela. Como assim "só"?!? Eles deram um prejuízo de mais de três milhões de dólares! Como se vê, ainda tem muito da inocente Hermione no jeito da atriz pensar. ;)
Se curtiu o que leu aqui e tá na ansiedade, aproveite para ver esse vídeo exclusivo com Emma Watson dando uma palinha para o AdoroCinema aqui no Festival de Cannes.
Bling Ring: A Gangue de Hollywood
LEIA MAIS
Matéria Especial - Festival de Cannes 2013 - Informações & Novidades
Outras notícias
Cannes 2013: Está começando a festa do cinema mundial
Steven Spielberg reforça o momento de celebração
Leonardo DiCaprio, Tobey Maguire e Baz Luhrmann falam sobre O Grande Gatsby
Entrevista Exclusiva com Emma Watson
Veja um panorama da primeira sessão de O Grande Gatsby e do longa Heli na competição
Assistimos Bling Ring, Jeune & Jolie, Fruitvale Station e ainda Touch of Sin