por Francisco Russo
A badalada pré-estreia de Homem de Ferro 3 em Los Angeles aconteceu nesta quarta-feira, 24 de abril. Em meio a astros e personalidades ligados ao universo Marvel no cinema, quem roubou a cena foi Gwyneth Paltrow. Tudo graças a uma declaração surpreendente sobre um possível Homem de Ferro 4.
"Não acredito que vá acontecer. Acho que eles encerraram com o Homem de Ferro."
Caso Paltrow esteja correta, Homem de Ferro 3 será a última aventura solo do super-herói metálico. Entretanto, Tony Stark e suas armaduras ainda estarão em Os Vingadores 2, filme que marcará também o término do contrato de Robert Downey Jr. e da própria atriz com a Marvel. Ou seja, o longa-metragem pode ser a despedida dos personagens para ambos.
Para quem não consegue imaginar Tony Stark sem ser interpretado por Robert Downey Jr., vale lembrar que o próprio ator insinuou recentemente que pode se aposentar do personagem ao completar 50 anos, o que acontecerá em 2015. Trata-se do mesmo ano em que Os Vingadores 2 chegará aos cinemas.
Já há algum tempo o produtor Kevin Feige declarou que via Tony Stark como uma espécie de James Bond, ou seja, um personagem que poderia ser interpretado por diferentes atores. Entretanto, jamais foi comentado abertamente que Downey Jr. deixaria de interpretar o herói nos próximos anos.
Uma possibilidade levantada é que a Marvel deixe o Homem de Ferro de lado durante boa parte da Fase Três, que será iniciada com Homem-Formiga (2015). Neste período a empresa poderia dar um destaque maior aos demais heróis, ao mesmo tempo em que teria tempo para convencer Downey Jr. a permanecer no papel ou até mesmo escolher seu substituto.
Enquanto uma definição não vem, Robert Downey Jr. poderá ser mais uma vez visto na pele do herói em Homem de Ferro 3, que chega aos cinemas brasileiros já nesta sexta, 26 de abril. Trata-se do primeiro filme da Fase Dois da Marvel, que contará ainda com Thor: O Mundo Sombrio (8 de novembro), Capitão América - O Retorno do Primeiro Vingador (11 de abril de 2014), Guardiões da Galáxia (1º de agosto de 2014) e Os Vingadores 2 (1º de maio de 2015).