Minha conta
    Steven Spielberg será o presidente do júri no Festival de Cannes 2013

    O diretor de Lincoln deverá ajudar a escolher o novo filme vencedor da Palma de Ouro em 2013.

    por Bruno Carmelo

    Conhecido por suas grandes produções comerciais, que vão dos filmes de guerra às ficções científicas, Steven Spielberg tem se transformado aos poucos em um cineasta respeitado no circuito de arte. Depois de uma grande consagração na Cinemateca Francesa, com uma retrospectiva elogiosa de toda a sua obra, Spielberg foi convidado a ser o presidente do festival de Cannes em 2013.

    O cineasta aceitou o convite e emitiu uma nota, com a seguinte mensagem: "É uma honra e um privilégio ser o presidente do júri em um festival que prova, ano após ano, que o cinema é a linguagem mundial". O anúncio vem logo após o sucesso de comercial de Lincoln, drama que agradou o público e a crítica, embora não tenha obtido o prêmio máximo no Oscar. Spielberg sucede ao italiano Nanni Moretti, presidente da edição de 2012, quando o drama austríaco Amor, de Michael Haneke, foi o vencedor da Palma de Ouro.

    Ainda falta saber quem serão os outros membros do júri e, acima de tudo, quais serão os cerca de vinte filmes escolhidos para a competição oficial. Por enquanto, o sangrento Only God Forgives e o drama The Bling Ring aparecem bem cotados entre os títulos americanos, enquanto The Nymphomaniac e Twelve Years a Slave têm sido citados como bons candidatos europeus.

    Relembre o trailer de Lincoln:

    Lincoln

    facebook Tweet
    Back to Top