por João Vitor Figueira
Que tal lanchar sob o olhar atento do Gollum e seus preciosos peixes? A praça de alimentação do aeroporto da cidade de Wellington, capital da Nova Zelândia, ganhou uma decoração especial para celebrar a estreia de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada. Um dos personagens mais famosos do universo criado por J.R.R. Tolkien se materializou em uma escultura suspensa ao teto que pesa 1,2 tonelada e tem aproximadamente 13 metros de comprimento. Os fãs da série O Senhor dos Anéis devem ter percebido uma conexão entre a obra e própria história do Gollum. Segundo a fábula, ele encontrou o Anel do Poder quando estava pescando e ainda se chamava Smeagol. Foi aí que nasceu o fascínio (e a obsessão doentia) da criatura pelo artefato mágico.
A escultura foi concebida pelo artista japonês Masayuki Ohashi e desenvolvida pela empresa Weta Workshop. Essa mesma companhia foi responsável por boa parte dos efeitos especiais, maquiagem e design de armas e armaduras para os filmes da trilogia Senhor dos Anéis, ajudando a série a faturar diversas estatueatas do Oscar em categorias técnicas. "Depois de passar tanto tempo aqui, trabalhando nos últimos três filmes, parece que o aeroporto de Wellington é mesmo a casa do Gollum", afirmou Richard Taylor, diretor criativo da Weta.
Vale lembrar que Wellington decidiu mudar de nome em comemoração à estreia do novo filme de Peter Jackson. Durante seis semanas a cidade passará a se chamar The Middle of Middle-Earth (algo como "O Centro da Terra-Média"). O próprio aeroporto já se adequou às mudanças e até trocou sua mensagem de boas vindas.
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada tem estreia no Brasil marcada para o dia 14 de dezembro de 2012.
No vídeo abaixo você pode conferir o processo de instalação do Gollum gigante.