![](https://br.web.img2.acsta.net/r_654_368/medias/nmedia/18/93/06/26/20233214.jpg)
por Roberto Cunha
Gerar polêmica não é exclusividade daquelas personalidades do mundinho da fama que fazem de tudo para estar em evidência. A prática, parece, também chegou nas pessoas de talento, como mostrou o ator Joaquin Phoenix, duas vezes indicados ao Oscar, que virou atração (no pior dos sentidos) na coletiva de imprensa realizada neste sábado, 2, no Festival de Veneza.
O evento foi organizado para divulgar o filme
![](https://img5.allocine.fr/acmedia/medias/nmedia/18/93/06/26/20233212.jpg)
The Master, exibido pouco antes, e contava com a presença dele, do coprotagonista Philip Seymour Hoffman e do diretor Paul Thomas Anderson. Durante a entrevista, Phoenix parecia não estar nem aí para o que estava rolando, fumou, levantou-se, foi ao banheiro e não mostrou o menor humor, evidenciado na resposta fria sobre a composição do personagem: "Eu não sei". Ao fim do encontro, ele abandonou o local rapidamente e ofuscou o brilho da obra, a mais aplaudida até o momento. Ou seja, queimou o filme, com duplo sentido.
Previsto para chegar nos cinemas brasileiros em 18 de janeiro de 2013, The Master aborda a criação de uma seita e os métodos pouco convencionais de seu líder, interpretado por Hoffman. Phoenix convenceu a audiência com sua interpretação e já é franco candidato ao prêmio de Melhor Ator por lá e, dizem as boas línguas, tem fortes chances de ser indicado novamente ao Oscar. Para quem não lembra, o ator chegou a anunciar sua aposentadoria em 2008. Abaixo, você vê o quarto trailer já divulgado e na ficha do filme tem muito mais!