por Bruno Carmelo
Aos poucos vão se precisando os filmes selecionados para as mostras oficiais e paralelas em Cannes. Depois de serem anunciados os títulos da competição oficial e da mostra Um Certo Olhar, agora foram anunciados os filmes que competem às prestigiosas Quinzena dos Realizadores e Semana da Crítica. Na parte de curtas-metragens, três filmes brasileiros foram escolhidos: Porcos Raivosos, de Leonardo Sette e Isabel Penoni (na Quinzena), Os Mortos-Vivos, de Anita Rocha da Silveira (Quinzena) e O Duplo, de Juliana Rojas (Semana da Crítica). Dentre os longas-metragens, o Brasil é co-produtor de Infancia Clandestina, junto da Argentina e da Espanha, selecionado à Quinzena dos Realizadores.
A Quinzena dos Realizadores, mostra que revelou diretores prestigiosos como Martin Scorsese, Werner Herzog, Jim Jarmusch, Michael Haneke e Sofia Coppola, estava em crise nos últimos dois anos, quando o diretor artístico Frédéric Boyer decepcionou com sua seleção hermética e de pouco potencial comercial. Após a demissão de Boyer, 2012 marca o primeiro ano com Edouard Waintrop à frente das escolhas artísticas.
Já a Semana da Crítica, inversamente, vive sua melhor fase. Esta mostra, consagrada unicamente aos primeiros e segundos filmes de diretores, comemorou seu 50º aniversário com uma excelente seleção, que incluía os sucessos A Guerra Está Declarada e O Abrigo. Esta mostra também conta com um novo diretor artístico, Charles Tesson.
Confira abaixo os filmes selecionados:
Quinzena dos Realizadores
Longas-metragens:
3 de Pablo Stoll (Uruguai, Alemanha, Argentina)
Granny's Funeral de Bruno Podalydès (França)
Alyah de Elie Wajeman (França)
Camille redouble de Noémie Lvovsky (França)
The King of Pigs de Yeun Sang-Ho (Coreia do Sul)
Dangerous Liaisons de Hur Jin-Ho (China)
El Taaib de Merzak Allouache (Argélia)
Ernest et Célestine de Stéphane Aubier, Vincent Patar, Benjamin Renner (França, Bélgica, Luxemburgo)
Fogo de Yulene Olaizola (México, Canadá)
Gangs of Wasseypur de Anurag Kashyap (Índia)
Infancia clandestina de Benjamin Ávila (Argentina, Espanha, Brasil)
La noche de enfrente de Raoul Ruiz (França, Chile)
La Sirga de William Vega (Colômbia, França, México)
No de Pablo Larrain (Chile, Estados Unidos)
Opération Libertad de Nicolas Wadimoff (Suíça, França)
Hold Back de Rachid Djaïdani (França)
Room 237 de Rodney Ascher (Estados Unidos)
Sightseers de Ben Wheatley (Reino Unido)
Sueño y silencio de Jaime Rosales (Espanha, França)
The We and the I de Michel Gondry (Estados Unidos)
A Respectable Family de Massoud Bakhshi (Irã)
Curtas-metragens:
With Jeff de Marie-Eve Juste (Canadá)
Rodri de Franco Lolli (França)
Königsberg de Philipp Mayrhofer (França)
Porcos Raivosos de Leonardo Sette e Isabel Penoni (Brasil)
Os vivos tambem choram de Basil da Cunha (Suíça, Portugal)
Drawn from Memory de Marcin Bortkiewicz (Polônia)
The Curse de Fyzal Boulifa (Reino Unido, Marrocos)
Tram de Michaela Pavlátová (França, República Tcheca)
Os mortos-vivos de Anita Rocha da Silveira (Brasil)
Wrong Cops de Quentin Dupieux (França)
Semana da Crítica
Em competição:
Aquí y Allá de Antonio Méndez Esparza (Espanha, Estados Unidos, México)
Au Galop de Louis-Do de Lencquesaing (França)
Les Voisines de Dieu de Meni Yaesh (Israel, França)
Hors les Murs de David Lambert (Bélgica, Canadá, França)
Peddlers de Vasan Bala (Índia)
Los Salvajes de Alejandro Fadel (Argentina)
Sofia's Last Ambulance de Ilian Metev (Alemanha, Croácia, Bulgária)
Curtas-metragens:
The Dickslap de Jean-Baptiste Saurel (França)
It's not a Cowboys Movie de Benjamin Parent (França)
Circle Line de Shin Suwon (Coreia do Sul)
O Duplo de Juliana Rojas (Brasil)
Family Dinner de Stefan Constantinescu (Suécia)
Red River, Song Hong de Stéphanie Lansaque e François Leroy (França)
Hazara de Shay Levi (Israel)
Horizon de Paul Negoescu (Romênia)
A Sunday Morning de Damien Manivel (França)
Yeguas y cotorras de Natalia Garagiola (Argentina)