Minha conta
    30 anos de uma comédia romântica que fez história: Um filme que mudou a vida de Hugh Grant
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Um dos filmes de maior sucesso na história do cinema britânico e um modelo de filme de gênero para marcar uma era.

    O cinema comercial adulto dos anos 90 é algo a ser invejado, mas só foi possível graças aos artesãos “mercenários” altamente especializados em seus campos. O romance à moda antiga é um dos estilos que vem à mente quando falamos dessa década e até meados dos anos 2000 tínhamos uma boa coleção de comédias românticas graças a especialistas nessas artes, que davam textura emocional e um certo brilho visual enquanto tentavam tornar as coisas acessíveis.

    Atualmente, há diretores especializados em comédias românticas, mas eles se acostumaram, sem muita dificuldade, a uma planura derivada de restrições orçamentárias cada vez maiores. Coisas como Todos Menos Você foram recebidas como uma salvação, mas não têm a mesma delicadeza na solução de problemas de clássicos como Quatro Casamentos e um Funeral.

    Um dos filmes mais importantes do gênero nos anos 90, e também do cinema britânico na época, pois foi o filme de maior bilheteria do país naquele momento. Um poderoso impulso para as carreiras do diretor Mike Newell e, acima de tudo, do roteirista Richard Curtis e do ator Hugh Grant, que lidera o elenco ao lado de Andie MacDowell e Kristin Scott Thomas. O filme comemora 30 anos de seu lançamento nos cinemas e pode ser assistido no Prime Video ou no canal MGM, também disponível na plataforma.

    Working Title Films / Channel Four Films / PolyGram Filmed Entertainment

    Estruturado em torno dos cinco eventos importantes mencionados no título (e também em um sábado aparentemente comum), o filme conta a história de Charles e seu grupo de amigos, solteiros que se destacam em todos os casamentos para os quais são convidados. Charles conhece uma americana interessante chamada Carrie em um deles, mas depois de uma noite intensa, eles não se veem mais por um longo tempo. O relacionamento deles evoluirá ao longo desses eventos importantes.

    Curtis refinou o roteiro com base em suas próprias experiências em dezenas de casamentos para os quais foi convidado como solteiro de ouro. Seus instintos o levaram a tentar tornar a história e os personagens mais leves, já que suas experiências no setor com filmes como The Tall Guy haviam reforçado a ideia de ser acessível. A entrada de Newell como diretor permite que o filme respire mais facilmente, pois ele insistiu que deveria ser mais naturalista e íntimo.

    Channel Four Films / Working Title Films / PolyGram Filmed Entertainment

    Quatro Casamentos e um Funeral, um fenômeno com charme

    Isso fica evidente em um estilo visual austero, mas que sabe como se aproximar dos atores para gerar intimidade. O humor refinado de Curtis, que é capaz de ter suas travessuras, mas é muito humano no processo, dá personalidade aos personagens que, em sua maioria, sobrevivem às fortes elipses em que o espectador precisa preencher as lacunas.

    Sua estrutura é formidável para manter a história interessante, mas é possível ter uma grande base emocional graças ao seu elenco, carismático e vulnerável quando é preciso, sendo crível como um grupo heterogêneo de amigos com perspectivas em evolução sobre a vida à medida que esses casamentos passam. No entanto, é fácil destacar Grant, já que ele está dando uma guinada em sua carreira, passando de ator de drama de época a protagonista romântico. Um Globo de Ouro e um BAFTA endossaram sua transformação em astro, e o filme foi um merecido fenômeno internacional que, mesmo com certas limitações, continua encantador até hoje.

    Quatro Casamentos e Um Funeral
    Quatro Casamentos e Um Funeral
    Data de lançamento 6 de julho de 1994 | 1h 57min
    Criador(es): Mike Newell
    Com Hugh Grant, Andie MacDowell, Kristin Scott Thomas
    Usuários
    3,8
    Assistir em streaming

    *Tradução de site parceiro do AdoroCinema

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top