Christopher Nolan disse, em algumas ocasiões, que ter crescido “na era de ouro dos sucessos de bilheteria” teve um papel importante em sua produção cinematográfica. Portanto, não é surpresa que um dos grandes diretores daquela época, Steven Spielberg, esteja entre seus favoritos.
Em 2020, o diretor de Oppenheimer compartilhou com a IndieWire seus 30 melhores filmes da história. Na lista, que foi encabeçada por 2001 - Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, ele incluiu dois filmes do cineasta veterano. Além de Spielberg, apenas Ridley Scott e Terrence Malick apareceram duas vezes na lista.
Os dois filmes de Steven Spielberg que marcaram Christopher Nolan foram Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977) e O Resgate do Soldado Ryan (1998), embora ele também tenha dito anteriormente à Empire que tinha boas lembranças de Os Caçadores da Arca Perdida (1981), o primeiro filme de Indiana Jones, que ele descreveu como uma “verdadeira magia cinematográfica”.
Tanto o filme de ficção científica, com o qual Spielberg começou neste gênero, quanto o brilhante filme de guerra, pelo qual ele ganhou seu segundo Oscar de Melhor Diretor, acabaram influenciando os filmes de Nolan no futuro, uma das razões pelas quais ele se lembra deles com tanto carinho.
“A maneira como Contatos Imediatos do Terceiro Grau abordou o momento em que os humanos encontrariam a vida extraterrestre de uma perspectiva familiar e muito identificável, com uma perspectiva muito humana”, disse ele ao Indie Wire sobre como o filme de ficção científica lhe deu algumas ideias para Interestelar, de 2014. “Gostei da ideia de tentar dar ao público de hoje uma noção desse tipo de história.”
Da mesma forma, O Resgate do Soldado Ryan, seu segundo filme favorito, foi uma de suas fontes de inspiração quando ele estava trabalhando em um de seus melhores filmes, Dunkirk, lançado em 2017.
“Quando trabalhamos em um gênero tão familiar, procuramos seus pilares. Você olha para as coisas que foram realmente bem-sucedidas, de uma maneira particular, para ver como elas vão informar o que você está fazendo”, disse Nolan ao Collider durante a promoção de Dunkirk.
No caso de O Resgate do Soldado Ryan, Steven me emprestou sua cópia de 35 mm, que era absolutamente linda, e o filme não perdeu nada de seu poder visceral. É realmente extraordinário
“Eu tinha que vê-lo [Dunkirk] não tanto como um filme de guerra, mas como um suspense, com um inimigo invisível e um tipo de tensão com a linguagem do suspense, em que você não consegue tirar os olhos da tela. O que Steven fez de forma brilhante em O Resgate do Soldado Ryan foi usar a linguagem do terror, que consiste em desviar o olhar da tela.
É outra coisa, mas foi muito útil poder conversar com o cineasta. Conversei com Steven principalmente sobre Tubarão e filmagens na água, porque eu nunca tinha feito isso, e seu conselho foi: ‘Não faça isso’.”
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