Minha conta
    Artista brasileiro pode finalmente ganhar indicação ao Oscar após ser injustiçado por 70 anos
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    O cantor e compositor brasileiro Lupicínio Rodrigues poderia ter sido indicado ao Oscar em 1945, mas não foi creditado em filme.

    Plural Filmes

    O cantor e compositor brasileiro Lupicínio Rodrigues pode finalmente ser reconhecido no Oscar após 70 anos, pelo menos é o que estão tentando os familiares do artista – que teve uma música usada na trilha do filme Dançarina Loura (1944), de Frank Woodruff.

    No documentário "Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor" (2022), a família de Lupicínio Rodrigues conta que a música "Se Acaso Você Chegasse" foi usada na trilha sonora de Dançarina Loura, mas o músico não recebeu os créditos pela utilização.

    O Oscar que traumatizou os brasileiros rende mais polêmica após revelação inusitada de Gwyneth Paltrow: "Fernanda Montenegro merecia mais que isso!"

    Em 1945, o filme de Frank Woodruff foi indicado ao Oscar como Melhor Canção Original e Melhor Trilha Sonora de Filme Musical, mas como Lupicínio Rodrigues não estava creditado, ele não recebeu sua merecida indicação na prestigiada premiação de cinema.

    De acordo com a coluna de Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo, familiares do compositor enviaram em março uma carta para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood pedindo o reconhecimento e inclusão de Lupicínio Rodrigues como um dos nomes indicados ao Oscar por Dançarina Loura.

    Essa iniciativa ainda recebeu o apoio do advogado Miles Cooley, que trabalha com nomes como Rihanna e Jay-Z, e dos ministérios da Cultura e das Relações Exteriores.

    Muito antes de Reginaldo Rossi, o gaúcho Lupicínio Rodrigues elevou ao status de arte a música de corno. Compositor de canções que utilizavam o sofrimento, as traições e desenganos amorosos como matéria prima, Lupicínio tem sua trajetória contada neste filme, dirigido por Alfredo Manevy. Utilizando muitas imagens de arquivo, o filme traz histórias deliciosas contadas em um depoimento gravado pelo próprio Lupicínio nos anos 1970 – tempo suficiente para ele beber uma garrafa de whisky.

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top