Minha conta
    Jean-Claude Van Damme seria um dos monstros mais famosos da ficção científica, mas foi expulso: "Ele estava muito bravo"
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Todo começo é difícil: isso também se aplica à Jean-Claude Van Damme, que ficou desapontado com um papel ao lado de Arnold Schwarzenegger.

    Claro, conhecemos Jean-Claude Van Damme principalmente como um herói de ação e das artes marciais de filmes como O Grande Dragão Branco, Soldado Universal e Morte Súbita. Ao contrário de colegas como Arnold Schwarzenegger ou Sylvester Stallone, que também foram vistos em comédias ou thrillers, ele nunca foi muito além do gênero em sua carreira - e sempre se concentrou no que estava fazendo de melhor.

    Jean-Claude Van Damme foi demitido de O Predador por ser "muito" Jean-Claude Van Damme

    Mas em meados dos anos 80, Jean-Claude Van Damme ainda não era um grande nome: depois de aparições extras e compromissos como dublê, seu primeiro papel em Kickboxer - O Desafio do Dragão (não como herói, mas como antagonista) ainda estava para acontecer. Foi quando ele recebeu uma grande oferta de papel em sua carreira.

    Em 1987, finalmente parecia que a hora havia chegado: foi-lhe oferecido o papel de oponente de Arnold Schwarzenegger, que já era uma estrela do cinema de ação graças a filmes como Conan, o Bárbaro e O Exterminador do Futuro. Van Damme deveria estrelar o clássico de terror e ficção científica O Predador ao lado de Schwarzenegger, mas foi principalmente devido a um mal-entendido que isso não aconteceu...

    O Predador
    O Predador
    Data de lançamento 18 de junho de 1987 | 1h 47min
    Criador(es): John McTiernan
    Com Arnold Schwarzenegger, Carl Weathers, Elpidia Carrillo
    Usuários
    4,3
    Assista agora em Star +

    Em uma conversa com a Escola Stan Winston, a lenda dos efeitos especiais Steve Johnson (Os Caça-Fantasmas e Videodrome - A Síndrome do Vídeo) explicou como Van Damme reagiu quando foi confrontado com seu (suposto) traje pela primeira vez.

    "[Ele] não tinha a menor ideia do que era. Ele achou que essa era a verdadeira aparência da criatura no filme e imediatamente disse: 'Não gosto disso, pareço um super-herói'. Ele estava muito bravo", relembra.

    Johnson tentou tranquilizar o ator explicando que era apenas um traje técnico e que ele ficaria invisível durante metade do filme – mas não melhorou as coisas. "Isso o deixou ainda mais irritado. Ele pensou que poderia praticar artes marciais, que poderia lutar contra Arnold Schwarzenegger. Ele não percebeu que seria o equivalente a um dublê!".

    A decepção de Van Damme com seu papel no filme e o fato de ele achar o traje feio e desconfortável, causou tensões crescentes no set - até que o diretor John McTiernan e o estúdio finalmente o expulsaram e o substituíram por Kevin Peter Hall, que, com 2,19 metros de altura, tinha a estatura mais adequada para o monstruoso alienígena de qualquer maneira. E Van Damme não teria alcançado o avanço que almejava com o filme de qualquer maneira, mesmo que ele tenha feito história no gênero e dado origem a uma franquia inteira. Mas quem realmente se importa com quem interpreta o Predador?

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top