Minha conta
    Dica na Netflix: Um épico brilhante e implacável sobre um serial killer com um "talento" perturbador
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Uma obra esteticamente atraente e devastadora para fãs de histórias de assassinos em série.

    Quando Patrick Süskind publicou Perfume - The Story of a Murderer em 1985, ele obteve um sucesso surpreendente: dificilmente algum outro livro alemão vendeu tão bem em todo o mundo, dificilmente algum outro permaneceu nas listas dos mais vendidos na Alemanha por tanto tempo. O livro foi considerado impossível de ser filmado e Süskind hesitou por um bom tempo antes de vender os direitos de filmagem.

    No final, ele o fez, e a adaptação foi para os grandes nomes do cinema alemão Bernd Eichinger (A Queda) e Tom Tykwer (Corra, Lola, Corra). Tom conseguiu o impossível 20 anos após a publicação do romance: Ele traduziu a visão literária de Süskind para o cinema e conseguiu isso com imagens brilhantemente encenadas - que você pode assistir na Netflix.

    Perfume - A História de um Assassino
    Perfume - A História de um Assassino
    Data de lançamento 26 de janeiro de 2007 | 2h 27min
    Criador(es): Tom Tykwer
    Com Ben Whishaw, Dustin Hoffman, Alan Rickman
    Usuários
    4,0

    QUAL A TRAMA DE PERFUME?

    Jean-Baptiste Grenouille (Ben Whishaw) teve uma origem difícil: deixado para morrer por sua mãe no mercado de peixes, ele sobreviveu e, desde então, tem trazido infortúnio a todos que encontra. Sua especialidade é o olfato fino, com o qual consegue detectar cheiros de longe.

    Obcecado por criar o perfume perfeito, ele conclui um aprendizado com o perfumista Baldini (Dustin Hoffman). Mas é um perfume muito diferente que Grenouille está procurando: pois nada cheira mais doce do que belas mulheres.

    IMAGENS ALTAMENTE POLIDAS DE EXCENTRICIDADE

    Metropolitan FilmExport/Constantin Film Produktion GmbH/Nouvelles Editions de Films/Castelao Producciones S.A.

    Em Perfume, Tom Tykwer cria imagens brilhantes com uma visão estética que dá ao público a sensação de que ele mesmo pode sentir o aroma do mundo narrado. O uso hábil de luz e sombra, os movimentos dinâmicos da câmera e os figurinos e cenários cuidadosamente elaborados criam uma harmonia visual impressionante.

    Uma harmonia que, às vezes, pode até ser descrita como "harmoniosa demais": Uma das críticas à adaptação do romance foi que ela não fez justiça suficiente à apostasia, à escuridão do protagonista do original. No entanto, isso não diminui visivelmente o valor de entretenimento e a diversão do filme, especialmente se você não conhece o romance.

    No streaming: Este foi o filme (excelente) que fez Leonardo DiCaprio voltar para as aulas de atuação

    MERGULHANDO NO ABISMO

    No entanto, a atuação dos atores é notável: em primeiro lugar, Ben Whishaw como Jean-Baptiste Grenouille, que tem de deixar seu nariz e seu rosto falarem devido à falta de texto. Whishaw transmite de forma impressionante o conflito interno e a obsessão de seu personagem e dá ao papel uma presença inquietante. Os atores coadjuvantes de primeira classe, como Dustin Hoffman como o perfumista Giuseppe Baldini e Alan Rickman como Antoine Richis, enriquecem ainda mais o filme com suas performances multifacetadas.

    Em suma, Perfume é um filme esteticamente sofisticado e cativante que leva você ao mundo sombrio da obsessão e do desejo. O extraordinário talento de Tom Tykwer para a encenação e o design visual faz desse filme uma experiência assombrosa e inesquecível que permanece na memória muito tempo depois de os créditos terem rolado.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top