Minha conta
    Tom Cruise recusou uma das melhores adaptações de Stephen King: Nem "uma porrada de dinheiro" colocou o ator no filme
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Tom Cruise quase estrelou um dos melhores adaptações de Stephen King e um dos melhores filmes de todos os tempos: Um Sonho de Liberdade.

    Um Sonho de Liberdade passou despercebido quando foi lançado nos cinemas em 1994, mas aos poucos de consolidou como um clássico absoluto e um dos melhores filmes de todos os tempos. Adaptação de Stephen King, a produção tem Tim Robbins no papel principal de Andy Dufresne, mas quase Tom Cruise interpretou o protagonista.

    Um Sonho de Liberdade
    Um Sonho de Liberdade
    Data de lançamento 25 de janeiro de 1995 | 2h 22min
    Criador(es): Frank Darabont
    Com Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton
    Usuários
    4,8
    Assista agora em Max

    Muitos não sabem, mas Um Sonho de Liberdade poderia ter sido um filme completamente. Isso porque antes de Tim Robbins ser escolhido como o protagonista, o nome de Tom Cruise estava sendo considerado para estrelar a produção – mas recusou a oferta.

    De acordo com a Vanity Fair, a decisão de Tom Cruise contra Um Sonho de Liberdade foi porque ele simplesmente não estava interessado em trabalhar com o então relativamente desconhecido diretor Frank Darabont – embora ele realmente tenha gostado do roteiro. Para o astro, estrelar o drama só seria uma possibilidade com Rob Reiner no comando, que havia dirigido anteriormente outra aclamada adaptação de Stephen King, Conta Comigo (1986), e também tinha trabalhado com Cruise em Questão de Honra (1992).

    Na época, a produtora Castle Rock chegou a oferecer "uma porrada de dinheiro" para que Frank Darabont permitisse que Rob Reiner fizesse o filme com Tom Cruise. Mas, no final das contas, ele insistiu em manter o controle criativo e colocou seu roteiro adaptado em ação. Ao fazer isso, ele estava correndo um risco – até porque ele dificilmente tinha condições de pagar o aluguel na época, mas Um Sonho de Liberdade era realmente o seu projeto dos seus sonhos. Mesmo que o drama tenha decepcionado nas bilheterias, Darabont se tornou um dos diretores mais requisitados de sua época e mais tarde comandou outras adaptações elogiadas de King, À Espera de um Milagre (1999) e O Nevoeiro (2007).

    As 5 melhores (e piores!) adaptações de obras do Stephen King

    Em Um Sonho de Liberdade, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada ao ser condenado por um crime que não cometeu: o homicídio de sua esposa e do amante dela. Ele é mandado para uma prisão que é o pesadelo de qualquer detento, a Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine, onde irá cumprir pena perpétua. Andy logo é apresentado a Warden Norton (Bob Gunton), o corrupto e cruel agente penitenciário, que usa a Bíblia como arma de controle, e ao Capitão Byron Hadley (Clancy Brown) que trata os internos como animais. Mas também faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado clandestino da instituição.

    Um Sonho de Liberdade está disponível no catálogo da HBO Max.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top